AtaNews Publicidade 728x90
05/01/2024 às 15h12min - Atualizada em 05/01/2024 às 15h12min

CER Ritinha Prates dispensou aproximadamente 3 mil cadeiras de rodas em 2023

Cerca de 1200 pessoas das cidades que abrangem a DRS-2 foram beneficiadas com os dispositivos, entre cadeiras de rodas, de banho, motorizada e cadeiras em concha infantil

Assessoria de imprensa, Marcelo Teixeira
Foto: Divulgação

O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), dispensou gratuitamente 2956 cadeiras de rodas para os 40 municípios da área de atuação do Departamento Regional de Saúde (DRS-2) em 2023.

 

Entre os meses de janeiro e dezembro, foram dispensados 2956 dispositivos para 1204 usuários, contemplados com equipamentos de diferentes modelos, como cadeiras de rodas, de banho, motorizadas e cadeiras em concha infantil.

 

As cidades beneficiadas incluem Alto Alegre, Andradina, Araçatuba, Auriflama, Avanhandava, Barbosa, Bento De Abreu, Bilac, Birigui, Braúna, Brejo Alegre, Buritama, Castilho, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, Glicério, Guaraçaí, Guararapes, Guzolândia, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Lourdes, Luiziânia, Mirandópolis, Murutinga Do Sul, Nova Castilho, Nova Independência, Nova Luzitânia, Penápolis, Pereira Barreto, Piacatu, Rubiácea, Santo Antônio Do Aracanguá, Santópolis Do Aguapeí, Sud Mennucci, Suzanápolis, Turiúba e Valparaíso.

 

A entidade utiliza os seus meios de comunicação para informar usuários de cadeiras de rodas dos 40 municípios da região administrativa de Araçatuba que eles têm direito a receber gratuitamente, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), equipamentos que garantem uma melhor qualidade de vida.

 

"Além disso, os dispositivos garantem funcionalidade diária na vida de cada usuário. Almejamos que em 2024 a dispensação das cadeiras de rodas seja ainda maior", afirma o coordenador do setor de fisioterapia do CER, Marcos Adriano Mantovan.

 

Fluxo e números

 

Desde 2015, quando o CER foi inaugurado, mais de 5 mil usuários ganharam cadeiras de rodas, de vários modelos. Os equipamentos são adquiridos por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (Faec).

 

O órgão foi criado pelo Governo Federal em 1999, com a finalidade de arcar com os pagamentos dos procedimentos de alta complexidade em pacientes com referência interestadual, próprios da Câmara Nacional de Compensação, e dos decorrentes da execução de ações consideradas estratégicas.

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 10% da população de qualquer país, em tempo de paz, é portadora de algum tipo de deficiência, das quais: 5% é portadora de deficiência mental; 2% de deficiência física; 1,5% de deficiência auditiva; 0,5% de deficiência visual; e 1% de deficiência múltipla.

 

A entidade

 

Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates (AAERP) existe desde 1977. Trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas, auditiva, física e visual. O HNRP atende atualmente 60 usuários em regime de internação hospitalar (cuidados de longa permanência).

 

Em março de 2021, a entidade iniciou os trabalhos da UCP (Unidade de Internação em Cuidados Prolongados), que conta com 24 leitos destinados ao acompanhamento de usuários com quadro clínico estável, mas que necessitam permanecer sob cuidados especializados por mais tempo. Na unidade são atendidos usuários dos 11 municípios da área central da DRS-II (Departamento Regional de Saúde), que são: Araçatuba, Auriflama, Guzolândia, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Bento de Abreu, Guararapes, Rubiácea, Bilac, Santo Antônio do Aracanguá e Valparaíso.

 

A associação ainda conta com o CER IV (Centro Especializado em Reabilitação), ponto de atenção ambulatorial especializada em atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território. Com 700 atendimentos ao mês, o equipamento é direcionado a pessoas com deficiências auditiva, física, visual e intelectual.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »