AtaNews Publicidade 728x90
04/01/2024 às 13h05min - Atualizada em 04/01/2024 às 19h37min

Da reflexão à ação: como transformar sua carreira com a análise SWOT?

Por Roberta Rosenburg, CEO e co-fundadora da F.Lead, consultoria de desenvolvimento de pessoas

Pitchcom Comunicação LTDA
domínio público

No início de todo ano é natural reservarmos um momento para reflexão. Essa época, geralmente, é uma oportunidade única para olharmos para trás, avaliarmos nossas conquistas e, mais importante ainda, planejarmos o futuro.  

Ainda que normalmente esse tipo de ponderação ocorra na esfera pessoal, quando se trata de carreira e de negócios, uma análise SWOT acaba se destacando como uma ferramenta poderosa para se identificar oportunidades e ameaças que moldam nossa jornada profissional. 

Isso porque, a transição para um novo ano oferece uma janela temporal ideal para considerarmos as realizações, dificuldades e aspirações. Sem dúvidas, é uma época em que as decisões profissionais e os comportamentos que são adotados podem ter um impacto significativo na própria carreira e seus objetivos de vida. 

Se pararmos para pensar que 1 em cada 4 brasileiros pretende mudar de emprego nos próximos 12 meses, segundo uma pesquisa Global Hopes and Fears 2023, da PwC, é natural refletir sobre o que é possível fazer para se reinventar.  

Apesar de SWOT, que significa pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, ser uma estrutura normalmente associada ao planejamento estratégico de negócios, ela pode também ser uma ferramenta importante para a progressão contínua na carreira. Ao mergulharmos nessa análise, não apenas refletimos sobre o que já alcançamos, mas também lançamos as bases para traçar novas metas e ações futuras.  

É um processo que transcende à mera resolução de ano novo, sendo uma abordagem estratégica que nos ajuda a moldar o destino profissional. Por meio da análise SWOT é possível descobrir oportunidades que, talvez, de outra forma não fossem identificadas. O fato é que, comparativamente à sua versão empresarial, esta ferramenta oferece insights profundos sobre as capacidades individuais, áreas de melhoria, oportunidades de crescimento e desafios a serem superados. 

Mas como fazer uma análise SWOT pessoal? Honestidade é a chave para o sucesso. Enfrentar a própria realidade de forma nua e crua é essencial para uma avaliação assertiva. Tendo isso em mente, ao iniciar a própria avaliação, foque primeiramente na identificação dos pontos fortes, destacando habilidades, experiências e conquistas pessoais. Reflita sobre o que você faz bem e o que te diferencia dos demais profissionais.  

A verdade é que a maioria das pessoas tem muitos talentos. Infelizmente, eles não são recompensados ou reconhecidos tanto quanto aquilo em que se sabe que precisa aprimorar. No entanto, um estudo realizado pelos pesquisadores da Gallup, Rigoni e Asplund, apontou que quando os funcionários conseguem desenvolver seus pontos fortes no trabalho, eles se tornam significativamente mais produtivos e engajados.  

Portanto, olhe além daquilo que você sabe que não é tão bom e realmente observe seus pontos fortes. Deixe-os florescer onde quer que estejam. O fato é que nunca conheci ninguém que não se destacou na sua vida profissional por aquilo que sabe fazer muito bem. Quando você se conectar verdadeiramente com suas fortalezas, portas que você nem sabia que existiam podem se abrir. Afinal, como bem diz o ditado popular: “todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele vai gastar toda a vida acreditando que é incompetente”. 

Depois encare as áreas que acredita que demandem maior desenvolvimento ou atenção. Estar disposto a uma autocrítica sincera para identificar limitações e desafios a serem superados é fundamental para a evolução profissional. Considere seus pontos fracos como áreas que potencialmente você pode desenvolver e como uma oportunidade para melhorar. 

Em seguida, uma reflexão muito importante desse processo é explorar as oportunidades. Observe seus pontos fortes e fracos e pergunte-se se eles abrem alguma oportunidade. Estar atento às tendências de mercado, avanços tecnológicos e oportunidades de aprendizado contínuo é parte integrante dessa análise. 

Por fim, mas obviamente não menos importante, é preciso pensar nas possíveis ameaças, que surgem na forma de desafios ou riscos e precisam ser considerados. Encarar tais questões, como mudanças no mercado de trabalho ou lacunas de habilidades, é uma forma de se preparar proativamente para lidar com turbulências futuras. 

Do mesmo modo, além da autoavaliação, é também importante buscar feedback de colegas, mentores ou profissionais que possam fornecer perspectivas externas e valiosas, ampliando a compreensão individual. 

Assim, a análise SWOT pessoal permite alinhar as metas de carreira com as oportunidades identificadas, criando um roteiro claro daquilo que se pretende alcançar profissionalmente. Mas vale lembrar que a análise SWOT pessoal não é estática. Se faz necessário revisar constantemente cada uma dessas frentes, ajustando estratégias conforme a carreira evolui e/os objetivos mudam. 

Em um contexto atual, no qual as modificações e a adaptação são chaves para o sucesso, a análise SWOT pessoal emerge como uma bússola confiável. Ao compreender nossas forças, enfrentar nossas derrotas, capitalizar oportunidades e antecipar inovações, construímos não apenas carreiras, mas trajetórias de vida mais concretas e sustentáveis. 

 

Sobre Roberta Rosenburg 

Roberta Rosenburg possui mais de 25 anos de experiência no treinamento e desenvolvimento de pessoas. Tendo como foco a capacitação de lideranças, em sua trajetória profissional Roberta já desenvolveu e entregou projetos para mais de 100 empresas, tais como GSK, ExxonMobil, Unilever, Mercado Livre, Ball Corporation, Salesforce, Danone, Schlumberger, entre outras. Além disso, a CEO e co-fundadora da F.Lead já impactou mais de 5 mil profissionais e já foi eleita uma das três melhores facilitadoras globais, entre mais de 350 profissionais da América Latina por uma consultoria sueca. 

Sobre a F.Lead 

A F.Lead é uma consultoria de desenvolvimento de pessoas, focada na implementação de estratégias corporativas através de pessoas por meio de uma metodologia própria e inovadora. O objetivo é proporcionar melhorias significativas no ambiente de trabalho, ajudando colaboradores a se tornarem líderes capacitados e diferenciados. Fundada e liderada por Roberta Rosenburg, a F.Lead atua em diferentes áreas, tendo como principal objetivo a maximização de resultados corporativos por meio do desenvolvimento humano. Para mais informações acesse: https://www.flead.com.br/ 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »