AtaNews Publicidade 728x90
03/01/2024 às 16h33min - Atualizada em 03/01/2024 às 21h22min

Museu Casa Mário de Andrade abre inscrições de curso sobre preservação cultural

“Patrimônio, Memória e Gestão Cultural” chega a 5ª edição reunindo cursos e atividades relacionados à preservação e à gestão do patrimônio

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/museu-casa-mario-de-andrade-abre-inscricoes-de-curso-sobre-preservacao-cultural/

De 16 de janeiro a 4 de março, o Centro de Pesquisa e Referência do Museu Casa Mário de Andrade estará com inscrições abertas para a 5ª edição do Programa Formativo “Patrimônio, Memória e Gestão Cultural”. A iniciativa já contribuiu para a qualificação de mais de 180 profissionais para atuar com patrimônio cultural no Brasil. O Museu Casa Mário de Andrade é um equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela Organização Social Poiesis.

O programa oferece um conjunto de atividades relacionadas à preservação e à gestão do patrimônio cultural brasileiro, a fim de colaborar na preparação de profissionais da área. A grade curricular é composta por oficinas, cursos obrigatórios e atividades complementares, como visitas técnicas realizadas em patrimônios culturais em restauro, em arquivos e bibliotecas.

São ofertadas até 60 vagas. As aulas serão sobre Patrimônio Cultural: aspectos históricos e teóricos, com encontros às terças-feiras, das 19h às 21h; e Gestão do Patrimônio Cultural, às quintas-feiras, das 19h às 21h. As formações são divididas em três módulos cada. Além disso, os participantes terão a disciplina Estudos de casos, pesquisa e orientação de trabalhos, que ocorrerá às quartas-feiras, das 19h às 21h, com duas visitas aos sábados, abordando questões de museologia, práticas de preservação do patrimônio e a orientação para o trabalho final. Esses encontros serão realizados virtualmente por meio da plataforma Zoom, e presencialmente em espaços culturais.

Os participantes também devem participar do Encontro de Museus-Casas Literários, evento anual realizado pelas Casa Mário de Andrade, Casa Guilherme de Almeida e Casa das Rosas, com a participação de representantes e profissionais de instituições relacionadas às personalidades da literatura, reunidos para debater temas em torno da museologia e das demandas atuais dos públicos. A data deste evento, e de outras atividades externas presenciais, são informadas com antecedência para a turma matriculada. No caso de estudantes de fora de São Paulo, há possibilidade de equivalência de visitas técnicas a outros espaços culturais locais.

O corpo docente do curso é composto por especialistas da área de patrimônio e gestão cultural, entre eles, Marilúcia Bottallo, museóloga, diretora técnica do Instituto de Arte Contemporânea, onde implantou o Núcleo de Documentação e Pesquisa, e criadora, coordenadora e docente da Pós-Graduação em “Museologia, Colecionismo e Curadoria” do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; e Juliana Monteiro, museóloga pela Universidade Federal da Bahia, e diretora, no Brasil, da empresa Sistemas do Futuro, especializada em desenvolvimento de bancos de dados para coleções culturais.

O programa não tem mensalidade, sendo necessário o pagamento de uma única taxa de matrícula no valor de R$300,00. O programa concede até cinco bolsas integrais a candidatos selecionados no processo seletivo e que, na divulgação do resultado, declararem baixa renda, por meio de formulário a ser solicitado por e-mail. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 11 de março e os candidatos aprovados em primeira chamada serão informados por e-mail. O início das aulas está previsto para o dia 16 de abril. Mais detalhes sobre a formação e o processo seletivo podem ser encontrados aqui.

Mário de Andrade e a Gestão Cultural

O curso, que abre inscrições para novas turmas anualmente, tem relação com a trajetória do poeta Mário de Andrade. Além de escritor, o patrono do Museu teve duas experiências marcantes no serviço público, como Diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, entre 1935 e 1938, e colaborador do SPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do governo federal (atual IPHAN), para o qual redigiu o anteprojeto de criação. Mário de Andrade foi o primeiro Secretário de Cultura do país.

Para mais informações sobre o Museu Casa Mário de Andrade e a trajetória do patrono que dá nome à instituição, acesse o site e a versão virtual da exposição Morada do Coração Perdido.

O post Museu Casa Mário de Andrade abre inscrições de curso sobre preservação cultural apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »