AtaNews Publicidade 728x90
22/06/2018 às 14h54min - Atualizada em 22/06/2018 às 14h54min

Prefeitura de Birigui institui programa de prevenção e controle ao diabetes na rede municipal de ensino

Assessoria de Imprensa
Foto: Rafael Lopes
Todas as creches e escolas da rede municipal de ensino de Birigui terão, anualmente, ações educativas de prevenção e controle ao diabetes. É o que prevê a lei municipal 6.576/2018, que institui o “Programa Diabetes nas Escolas”, sancionada pelo prefeito Cristiano Salmeirão e publicada nesta sexta-feira, dia 22 de junho, no Diário Oficial Eletrônico.

A nova norma tem por objetivo estimular as ações educativas de prevenção ao diabetes tipos 1 e 2, capacitando os profissionais das unidades escolares sobre os cuidados necessários com os alunos portadores da doença, a fim de que os pais e as crianças tenham segurança em relação ao tratamento durante o período escolar.

“O diabetes é uma doença silenciosa que assusta, pois pode levar o portador da doença a óbito. Por isso, entendemos ser de grande relevância o desenvolvimento de ações educativas para garantirmos que as crianças tenham auxílio adequado em possíveis situações emergenciais. Para isso, a equipe escolar precisa estar capacitada para receber o aluno com diabetes”, afirmou Salmeirão.

ORIENTAÇÃO

O Programa Diabetes nas Escolas levará ainda orientação aos alunos e seus pais sobre a importância da prevenção do diabetes e da obesidade infantil, além de desmitificar a doença, dando o apoio necessário para que os estudantes portadores de diabetes não sofram com o bullying no ambiente das escolas e creches municipais.

Os trabalhos educativos serão desenvolvidos pelas secretarias de Saúde e Educação, podendo ser firmados convênios e parcerias com entidades e organizações públicas ou privadas para a concretização dos objetivos da lei. O município conta com outra lei que busca a prevenção ao diabetes infantojuvenil, conhecida como Lei Valentina.

“Com este programa em específico, nossa intenção é ter também o maior controle sobre o número de alunos portadores de diabetes tipos 1 e 2 matriculados em nossas creches e escolas municipais”, frisou o prefeito, lembrando que a instituição do projeto foi uma indicação do vereador Fabiano Amadeu de Carvalho.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »