AtaNews Publicidade 728x90
02/01/2024 às 17h16min - Atualizada em 03/01/2024 às 06h09min

Manter hábitos saudáveis deve ser uma meta em 2024

Dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA mostram que são esperados 704 mil casos novos da doença no Brasil para 2024

Heverson Bayer
http://oncoville.com.br
Divulgação.

Com o início de um novo ano, muitos criam metas para cumprir durante os próximos 366 dias que virão em 2024. Independente do que a pessoa deseja para os próximos meses, é preciso que ela também se lembre de cuidar da saúde, principalmente quando falamos sobre a prevenção contra o câncer. Dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA mostram que são esperados 704 mil casos novos da doença no Brasil para 2024, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.

Com esses números elevados, é mais uma chance de ressaltar a importância de se ter hábitos saudáveis. O rádio-oncologista do Oncoville, Henrique Balloni, explica que já é de conhecimento que uma parte significativa dos tumores está associada a fatores de risco modificáveis, ou seja, aqueles que podem ser evitados. Dentre eles destacamos o excesso de peso como fator de risco para desenvolvimento de alguns tipos de câncer no Brasil. 

O uso do tabaco também continua sendo uma das principais causas de mortes evitáveis em todo mundo. Em média, as pessoas que fumam morrem cerca de 10 anos mais cedo do que as pessoas que nunca fumaram. Além de aumentar o risco de câncer, fumar pode causar várias outras doenças, como infecções respiratórias, impotência sexual, osteoporose, catarata, por exemplo, e danificar quase todos os órgãos do corpo. “Outro hábito, muitas vezes associado ao tabagismo, é o uso de álcool. O etilismo é responsável por cerca de 6% de todos os cânceres e 4% de todas as mortes por câncer nos Estados Unidos. Por isso, a recomendação, quando pensamos em fatores associados a câncer, é tolerância zero para bebidas alcoólicas”, salienta.

A prática de atividade física regular é uma estratégia importante para se manter saudável, independentemente da idade. Segundo estudos, a atividade física pode diminuir o risco de certos tipos de câncer, além de impactar na redução de uma série de outras condições médicas sérias e comuns. A recomendação é 30 minutos por dia, podendo ser atividades domésticas, caminhadas ou mesmo optar por subir escadas ao invés do uso de elevadores. Outro cuidado fundamental que a população deve ter está relacionado à exposição solar. “Como vivemos em um país tropical, é preciso evitar exposição ao sol, sobretudo no horário compreendido entre 10h e 16h, usar protetor solar, com FPS mínimo de 30, usar óculos escuros com proteção UV, roupas que protegem o corpo (proteção UV), chapéus, bonés. A maioria dos cânceres de pele está intimamente relacionada à exposição aos raios ultravioleta da luz solar ou de fontes artificiais, as já conhecidas câmaras de bronzeamento.”

Para finalizar, Henrique Balloni lembra que alguns tipos de tumores sólidos podem estar ligados a infecções virais prévias, como o câncer de colo do útero e à infecção por HPV; o hepatocarcinoma (tipo de câncer do fígado) e à infecção por vírus da hepatite B ou C. Existem vacinas contra vários desses vírus, então, recomenda-se dar a devida atenção à carteira de vacinação e deixar tudo em dia.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »