AtaNews Publicidade 728x90
02/01/2024 às 11h37min - Atualizada em 03/01/2024 às 05h59min

Tutores de pets devem atualizar a carteirinha de vacinação dos animais para as férias

Médico-veterinário explica sobre a importância dos cães e gatos terem vacinas em dia nas férias para estarem protegidos nas viagens ou hospedagem em hoteizinhos

MSD Saúde Animal
https://digitalvet.com.br/
À medida que nos aproximamos das férias e viagens de final de ano, os tutores devem estar atentos a alguns cuidados também com a saúde dos pets. Isso porque a época é marcada pelo aumento de passeios e exposição desses animais que requerem, por exemplo, a atualização da carteirinha de vacinação contra doenças comuns dessa época do ano. Para isso, conversamos com o Marcio Barboza, médico-veterinário e gerente técnico pet da MSD Saúde Animal, que reforça que, estando o pet viajando ou ficando em hoteizinhos, ou até mesmo aproveitando o aconchego do lar com a família, a atualização das vacinas é fundamental para assegurar, não só a saúde do seu cão e gato, mas de toda a família.

Raiva não é só em agosto
Uma das principais vacinas que devem ser atualizados é a raiva. Isso porque a doença, que costuma ganhar destaque em agosto, pode acometer os animais durante todo o ano. “Em 2023, tivemos vários casos em diversos meses diferentes, e isso mostra a importância de não esperar o período do "cachorro louco" para começar à prevenção, que nesse caso, é a vacinação. Além disso, esse cuidado é importante também para manter os humanos saudáveis”, explica o veterinário.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), imunizar 70% dos animais onde a doença existe pode reduzir para zero os casos em humanos.

Protegendo o seu, os outros pets e os humanos!
O final do ano é um período de férias e, muitas vezes, de viagens. Por isso, a prevenção é importante, independentemente dos pets estarem em casa ou acompanhando seus tutores em novos destinos.

Além disso, para aqueles que forem viajar e optarem por deixar seus animais em hotéis especializados é essencial estar ciente de que alguns estabelecimentos exigem que os animais estejam com as vacinas em dia. Este requisito não apenas contribui para a segurança do animal hospedado, mas também cria um ambiente mais saudável para todos os pets presentes.

"Além da vacina contra a raiva, é importante que o tutor visite o consultório e converse com o veterinário sobre a atualização necessária de vacinas especificas para aquele animal, já que entendemos que cada pet tem um perfil, raça e estilo de vida diferentes”, fala Marcio.

Dica final: não esqueça do uso de antipulgas e carrapatos
Além disso, o veterinário deixa uma recomendação importante: “Além das vacinas, não podemos esquecer da importância dos pets estarem em dia com o uso do ectoparasiticida, que não só protege contra pulgas e carrapatos, mas também contra doenças transmitidas por eles. Recomendo a utilização de um produto com proteção de até doze semanas em uma única dose, assim o tutor pode viajar e curtir o final de ano com tranquilidade, sabendo que seu animalzinho estará protegido e feliz”, finaliza o profissional.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »