AtaNews Publicidade 728x90
28/12/2023 às 18h54min - Atualizada em 28/12/2023 às 18h54min

Detento da saidinha temporária vai passear de jet ski, mas acaba preso pela PM

Infrator, detido por tráfico de drogas, descumpriu as regras impostas pelo Poder Judiciário

sspsp
Reprodução
A Polícia Militar prendeu na tarde desta quinta-feira (28), em São Bernardo do Campo, mais um detento que estava nas ruas beneficiado pela saída temporária de fim de ano. O infrator, de 30 anos, preso por tráfico de drogas, descumpriu as regras do benefício ao violar o perímetro delimitado pela Justiça.

O criminoso era monitorado por tornozeleira eletrônica e, com a violação da área de permissão, o alerta foi emitido ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). O despacho foi encaminhado aos policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano que se deslocaram até a Prainha do Riacho Grande, no ABC Paulista.

No local, os PMs descobriram que o infrator havia acabado de sair para dar uma volta de jet ski. Ao retornar, o homem desembarcou numa região de mata, para tentar se esconder dos PMs, mas acabou detido. Na abordagem, o criminoso disse que havia saído há tempos da cadeia, mas ao consultar as informações, os policiais identificaram que ele foi beneficiado pela saída temporária de fim de ano.

O infrator foi conduzido diretamente ao Centro de Detenção Provisória de São Bernardo do Campo, permanecendo preso e à disposição da Justiça.

PM já prendeu mais de 240 detentos da saidinha de fim de ano

A Polícia Militar já efetuou a prisão de 242 detentos que foram beneficiados recentemente com a saída temporária de fim de ano, mas que foram flagrados descumprindo as medidas impostas pelo Poder Judiciário. Após a constatação da irregularidade, os presos foram reconduzidos imediatamente à penitenciária.

A recondução dos detentos é fruto de uma portaria publicada pela Secretaria da Segurança Pública, com o aceite da Secretaria de Administração Penitenciária, determinando que detentos em descumprimento de regras do benefício fossem presos e recebidos na penitenciária mais próxima.

Além disso, o acordo de cooperação entre a SSP e o Tribunal de Justiça de São Paulo  permitiu que os policiais passassem a  ter acesso aos processos dos réus que cumprem a pena fora das prisões nos dispositivos móveis das viaturas em tempo real. Dessa forma, é possível verificar durante a abordagem se as regras da saída temporária estão sendo cumpridas, como, por exemplo, se o condenado está fora de casa em horário não permitido.

A recondução de presos em descumprimento das regras do benefício passou a ser cumprida em junho deste ano. Desde então, em todo o estado, 618 detentos foram flagrados infringindo as normas estabelecidas pelo Poder Judiciário ou cometendo crimes. A maior parte das prisões aconteceu na capital paulista.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »