AtaNews Publicidade 728x90
28/12/2023 às 17h32min - Atualizada em 28/12/2023 às 17h32min

Oftalmologista destaca para 2024 a necessidade de cuidados que priorizem a saúde visual

Profissional dá orientações para prevenção, educação e acessibilidade que impactam positivamente a questão ocular

Assessoria de imprensa, Marcelo Teixeira
Dra Ana Carolina Capelanes

O cuidado com a saúde ocular é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida. Em 2024, as expectativas para a saúde ocular dos brasileiros são promissoras, mas é necessário que haja um esforço coletivo para garantir a manutenção e aprimoramento desse aspecto crucial da saúde. A análise é da oftalmologista Ana Carolina Capelanes, do Hospital do Olho (HO) Araçatuba.

 

Para a profissional, o avanço tecnológico e as práticas de prevenção têm contribuído significativamente para o diagnóstico precoce e tratamento de várias condições oculares. No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados, especialmente no que diz respeito à conscientização da população sobre a importância de cuidar da visão.

 

A especialista orienta que todos realizem consultas regulares com oftalmologistas, pelo menos uma vez ao ano, mesmo na ausência de sintomas evidentes. "É preciso agendar consultas anuais com um oftalmologista para avaliação da saúde ocular, independentemente de ter ou não problemas de visão. Esse cuidado preventivo pode detectar problemas precocemente e prevenir complicações mais graves", afirma Ana Carolina.

 

Pesquisa encomendada Instituto Datafolha pela Allergan/AbbVie apontou que mais da metade dos brasileiros com mais de 16 anos têm alguma dificuldade para enxergar, mas três em cada dez não tem o hábito de ir ao oftalmologista, ou não lembra da última vez que fez uma consulta com o especialista.

 

A proteção contra os raios ultravioleta (UV) também merece comentário. A especialista sugere o uso de óculos de sol com proteção UV sempre que a pessoa estiver exposta ao sol para proteger os olhos dos danos causados pelos raios. "Também é preciso descansar os olhos. Ao trabalhar em dispositivos digitais por longos períodos, faça pausas regulares para descansá-los", orienta.

 

Ana Carolina ainda ressalta a alimentação, a higiene e o tabagismo ao falar de saúde com a visão. "É preciso manter uma dieta equilibrada rica em nutrientes como vitaminas A, C, E e Ômega-3, benéficos para a saúde ocular. Lave as mãos regularmente e evite coçar os olhos para prevenir infecções. E, sobre o tabagismo, fumar pode aumentar o risco de doenças oculares, como catarata e degeneração macular relacionada à idade."

 

Educação e acessibilidade

 

Além das medidas individuais, é fundamental investir em programas educacionais e campanhas de conscientização sobre a importância dos cuidados com a visão desde a infância. Pais, educadores e profissionais de saúde desempenham um papel vital na promoção de hábitos saudáveis para a visão desde cedo.

 

A oftalmologista do HO afirma que a disponibilidade de serviços oftalmológicos acessíveis é fator chave para garantir que todos tenham acesso a cuidados visuais adequados. Iniciativas governamentais e parcerias público-privadas podem desempenhar um papel significativo na promoção da saúde ocular, fornecendo recursos e assistência para comunidades carentes.

 

"O cenário para a saúde ocular dos brasileiros em 2024 é otimista, mas requer compromisso contínuo com a prevenção, educação e acesso aos serviços oftalmológicos. Ao seguir as dicas de cuidados com a visão e buscando ajuda especializada regularmente todos podem garantir uma vida com melhor qualidade visual e bem-estar geral. A visão é um dos sentidos mais preciosos, e cuidar dela é essencial para uma vida plena e saudável", finaliza Ana Carolina.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »