AtaNews Publicidade 728x90
27/12/2023 às 19h10min - Atualizada em 27/12/2023 às 19h10min

Santa Casa de Araçatuba realizou hoje, três captações de múltiplos órgãos

Santa Casa Araçatuba
Reprodução
Um total de 12 pessoas que estavam na fila à espera de órgãos para serem transplantados, receberam nesta quarta-feira, o tão esperado chamado da Central de Transplantes do Estado de São Paulo. Esses pacientes serão beneficiados por três captações de múltiplos órgãos realizadas na Santa Casa de Araçatuba.

O final feliz para esses pacientes da fila de espera só ocorreu porque, mesmo devastados pela perda de seus entes queridos, ocorridas de forma inesperada, familiares de três pacientes que tiveram mortes cerebrais confirmadas no dia 26, disseram sim aos pedidos de doação feitos por integrantes da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Araçatuba.

Os pacientes tiveram mortes cerebrais constatadas entre 10h e 11h30 de ontem. Dois pela mesma causa, Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico (AVEH) e um por Traumatismo Cranioencefálico.

Esta é a segunda vez, desde a criação da CIHDOTT ocorrida em 2015, que a Santa Casa de Araçatuba registra três doações de múltiplos órgãos no mesmo dia. A primeira foi registrada  24 de março de 2016. Em situações desta natureza a logística interna é ajustada para que a dinâmica do trabalho das equipes internas da Santa Casa e das dos hospitais que vêm captar, ocorram em sincronia, na qual se considera principalmente o tempo e a forma com que os órgãos serão transportados.

As  captações - 13ª, 14ª e 15ª realizadas neste ano-  foram iniciadas às 10h desta quarta-feira e deverão ser concluídas por volta das 20h (a terceira foi iniciada por volta das 17h30)                                                          

Doadores

Homem com 55 anos, internado no dia 22 de dezembro  em um quadro grave de Traumatismo Cranioencefálico. Ele teve morte encefálica constatada no dia 26 às 11h50. Os familiares autorizaram a doação de órgãos. Foram captados, rins e córneas por equipe do Hospital e Base de São José do Rio Preto. O procedimento foi iniciado às 10h10 e concluído às 11h30.

A segunda captação foi realizada em uma paciente com 34 anos, internada no dia 19 de dezembro em decorrência de quadro também muito grave de Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico (AVEH). A morte encefálica  foi constatada dia 26 às 10h25. Familiares  autorizaram a doação dos órgãos. Foram captados fígado, rins e córneas, em procedimentos iniciados às 14h e finalizado às 15h45.

A última captação foi iniciada às 17h30. A doadora foi uma paciente  com 70 anos, internada em 22 de dezembro  por Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico (AVEH). A morte encefálica  foi confirmada no dia 26 às 11h30. Foram captados fígado, por equipe de um hospital de Ribeirão Preto e serão transportados em voo fretado. O traslado até o Aeroporto “Daria Guarita” será feita com apoio de  batedores da Guarda Municipal de Araçatuba.

As córneas dos três doadores foram retiradas pelo enfermeiro Matheus Tonon, integrante da CIHDOTT.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »