AtaNews Publicidade 728x90
27/12/2023 às 10h46min - Atualizada em 27/12/2023 às 12h04min

Governo de SP abre inscrição para curso de Libras gratuito para crianças e adolescentes

São 40 vagas para crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos na turma ‘Teens’; aulas virtuais acontecem entre janeiro e fevereiro

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/governo-de-sp-abre-inscricao-para-curso-de-libras-gratuito-para-criancas-e-adolescentes/

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), vai abrir, na próxima terça-feira (2), as inscrições para o Curso de Libras ‘Adolescentes’, com aulas online e gratuito para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos. A nova turma oferece 40 vagas.

As aulas começam dia 4 de janeiro e terminam em 8 de fevereiro, sempre das 14h às 16h – via plataforma Zoom. O conteúdo programático é adaptado para a faixa etária e contempla os seguintes temas: alfabeto manual, cumprimentos, condições climáticas, expressões específicas, sentimentos, números, animais, núcleos, materiais escolares, calendário, família, localidades, meios de transporte e verbos.

“Ao enfatizar a importância dessa iniciativa, confirmamos que investir no aprendizado da Libras para esse público é construir pontes sólidas de comunicação e entendimento. A continuação desse projeto, apenas reforçar o compromisso desta gestão em proporcionar um futuro mais inclusivo e consciente para todos”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

O projeto piloto do Curso de Libras ‘Teens’ ocorreu em junho de 2023. O curso conta com a parceria do Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) e tem o total de 40 horas, divididos em 30 horas ao vivo pela plataforma Zoom e 10 horas de atividades extras. É necessário o uso de câmera durante as aulas. Para obter o certificado de participação, é preciso ter frequência mínima de 75% das aulas ao vivo, e atingir média final 5,0 ou superior.

A ação tem como objetivo principal ensinar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) a crianças e adolescentes sem deficiência auditiva para que estes estejam habilitados a se comunicar com as pessoas com deficiência auditiva que vivem no estado de São Paulo, de acordo com os índices da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Contudo, pessoas com deficiência, seja auditiva ou outras, também podem se inscrever.

“O curso Teens tem a intenção de facilitar a comunicação de pessoas surdas em todas as esferas, inclusive nas escolas, que hoje atendem muitos alunos surdos na perspectiva da educação inclusiva. A iniciação precoce de crianças ouvintes em Libras tem o potencial de facilitar a inclusão e proporcionar ambientes mais inclusivos”, explica o coordenador dos cursos de Libras da SEDPcD, Edilson de Andrade.

O post Governo de SP abre inscrição para curso de Libras gratuito para crianças e adolescentes apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »