AtaNews Publicidade 728x90
27/12/2023 às 09h34min - Atualizada em 27/12/2023 às 12h03min

SP São Libras: governo cria canal de atendimento com intérpretes para pessoas surdas

Servidores podem fazer videochamadas para central com intérpretes para facilitar atendimento de pessoas com deficiência auditiva

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/sp-sao-libras-governo-cria-canal-de-atendimento-com-interpretes-para-pessoas-surdas/

O Governo de São Paulo reforçou em 2023 a inclusão por meio do São Paulo São Libras. O programa permite que servidores que atuam em órgãos públicos estaduais acionem, em tempo real e por meio de videochamada, intérpretes de Libras para intermediaram o atendimento com pessoas com deficiência auditiva.

“A inclusão tem que ir além. Criamos um canal de atendimento aos órgãos estaduais para quem tem deficiência auditiva. Temos o intérprete do lado daquele prestador de serviço, para que as pessoas possam contar com o atendimento. Temos trabalhado muito com a questão de acessibilidade nos serviços públicos”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Na prática, o intérprete conversa na Língua Brasileira de Sinais com a pessoa surda e passa ao atendente, em português, o que está sendo dito. A iniciativa lançada em outubro é coordenada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e visa implementar a Central de Interpretação de Libras em todos os órgãos públicos estaduais. A iniciativa busca viabilizar a Língua Brasileira de Sinais em atendimentos inclusivos às quase 590 mil pessoas com deficiência auditiva que vivem nos 645 municípios paulistas.

“Este é um marco revolucionário para a inclusão de pessoas surdas, uma quebra de paradigmas em prol da acessibilidade e uma resposta ao desafio de tornar a comunicação mais eficiente e inclusiva nos serviços estaduais. Qualquer pessoa surda poderá ser atendida por um intérprete de Libras mesmo quando o atendente não dominar a língua de sinais”, ressalta o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

A Central de Interpretação de Libras está sendo implementada em parceria com a organização da sociedade civil AME-SP (http://www.ame-sp.org.br ). Trata-se de um serviço de tradução simultânea que, com o auxílio de um intérprete de Libras por meio de videochamada, permite a comunicação inclusiva entre pessoas surdas e servidores de órgãos estaduais que fazem atendimento direto ao público, como hospitais e delegacias.

Comunidade surda aprova a iniciativa

A iniciativa inédita do Governo de São Paulo oferece independência às pessoas com deficiência auditiva. É o que destacam integrantes da comunidade surda. “Projetos como esse nos auxiliam demais, porque nos dá independência para conseguir nos comunicar de forma acessível. Por diversas vezes, deixei de procurar um serviço por me sentir insegura, já imaginando que provavelmente não conseguiriam me entender”, relata Yana de Souza, professora de Libras e coordenadora da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. “Tinha sempre que levar alguém comigo”, afirma.

O presidente da Associação das Pessoas Surdas de São Vicente (ASSV), Igor Roberto Pina, também comemorou a iniciativa. “Era uma luta muito grande por parte da comunidade surda e o resultado nos deixa muito contentes: um sistema que vai atender o estado todo, em diversos órgãos públicos, onde vamos conseguir nos comunicar em qualquer ambiente do Governo do Estado”, afirma.

Desde outubro, 1,3 mil delegacias de polícia que possuem atendimento ao público já têm acesso à Central, com apoio da Secretaria da Segurança Pública. O programa também expandiu seu alcance para 20 Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs) e 233 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) em diferentes regiões do estado. Gradualmente, o sistema será expandido para todos os demais serviços públicos estaduais de forma gradual.

O post SP São Libras: governo cria canal de atendimento com intérpretes para pessoas surdas apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »