AtaNews Publicidade 728x90
26/12/2023 às 05h37min - Atualizada em 26/12/2023 às 05h37min

Como cuidar de cães e gatos no verão: especialista dá dicas para os “pais de animais”

Com a época mais quente do ano chegando, veterinária Monique Rodrigues alerta para a importância de cuidados redobrados com os bichinhos .

ANDA
Foto/Pixabay
Praia, piscina, férias… A época em que nós mais gostamos para nos divertirmos e distrairmos a mente está se aproximando e começa oficialmente no dia 22 de dezembro. Porém, ela traz consigo o sol intenso e altas temperaturas que levam nossos corpos aos extremos. É normal de se observar comunicados e avisos de cuidados com a saúde e a pele durante a estação, mas não são apenas nós, seres humanos, que sofremos com o calor nesse período. Outros importantes companheiros de vida também precisam de atenção e zelo: os pets.


De acordo com dados divulgados pela BBC News, 2023 deve se tornar o ano mais quente registrado na história. Dessa forma, preservar a saúde nessa situação é de extrema importância, o que se estende aos bichinhos de nossos lares. Com as temperaturas e sensações térmicas batendo recordes neste ano, os animais passam a sofrer mais, bastante por conta de sua pelagem. Por isso, é necessário que os responsáveis pelos pets fiquem atentos aos sinais demonstrados por eles, como quando o cão fica mais ofegante e com a língua para fora, babando mais que o normal ou, até mesmo, apresentando perda de apetite.
 

Para orientar nos cuidados a esses companheiros, a veterinária e CEO da Clinicão – pioneira na área de franquias veterinárias, Monique Rodrigues, dá algumas dicas sobre como assegurar maior proteção aos animais durante os dias mais quentes, adotando algumas medidas preventivas e cuidados.
 

Hidratação: Mantenha água limpa e fresca sempre à disposição de seu pet. O ideal é aumentar a quantidade de bebedouros de barro que mantém a água mais fria ou utilizar gelo. Troque a água várias vezes ao dia. Sorvetes apropriados para pets também podem auxiliar no controle da temperatura corporal de seu amiguinho.
 

Horários de Passeios: Não saia para passear com altas temperaturas. Tenha cuidado com a temperatura do solo para não queimar as patinhas. Para isso, escolha horários de menor incidência solar, de preferência no início da manhã ou final da tarde.
 

Cuidado com a hipertermia e ambiente apropriado: Evite deixar seu pet em locais fechados ou mal arejados, como dentro de um carro em que não há circulação de ar. Garanta que seu bichinho esteja em superfícies frias, onde há maior circulação de ar e sombra.
 

Vacinação em dia: Mantenha seus pets sempre vermífugados e vacinados. Com o calor, há maior proliferação de pulgas, carrapatos e insetos. Além disso, deixe a pelagem um pouco mais curta, uma vez que facilita a visualização de parasitas. Mas atenção: não retire pelos em excesso, pois poderá expor seu amiguinho a raios solares e provocar queimaduras. Consulte sempre seu veterinário.
 

Ofereça banhos refrescantes regularmente: Além de impedir o ressecamento de pelos e a proliferação de fungos e bactérias no pet – causando alergias e outros sintomas, um banho fresco é sempre bem-vindo em dias ou épocas de altas temperaturas, mantendo o animal sempre refrescado para combater o intenso calor.


Cuidar desses verdadeiros companheiros é um ato que simboliza o amor do humano por eles e se faz essencial a qualquer momento, principalmente durante o período do verão, quando eles mais sofrem.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »