AtaNews Publicidade 728x90
23/12/2023 às 20h53min - Atualizada em 23/12/2023 às 20h53min

Há 118 anos, serviço policial civil do estado era reorganizado em carreiras

Data reestruturou a polícia paulista e passou a exigir que delegados de 1ª, 2ª e 3ª classe fossem bacharéis em direito

sspsp
Em 23 de dezembro de 1905, a Polícia Civil do Estado de São Paulo foi reestruturada e teve seu serviço reorganizado em carreiras profissionais.

A ideia de estabelecer uma carreira dentro da instituição partiu do então chefe de polícia da época, José Carlos de Almeida, que alertou as autoridades sobre a necessidade de adotar a medida.

Foi então que nesta data o Congresso Estadual, após aprovação do presidente do Estado, Jorge Tibiriçá Piratininga, reorganizou o serviço policial, exigindo melhor conhecimento dos profissionais que assumissem as funções, com mais preparo técnico e intelectual. Além disso, alguns cargos tiveram os vencimentos fixados.

Com a reorganização do serviço policial, os delegados de polícia passaram a ter um papel civilizador dos mais importantes, sendo criadas seis classes para o cargo, em que a 1ª, 2ª e 3ª previa bacherelado em Direito como condição para nomeação.

Os delegados são responsáveis pela condução e controle da legalidade dos procedimentos que visam apurar a autoria e materialidade das infrações penais. “Sua função, hoje, é multidisciplinar, já que atua de forma burocrática, na condução dos procedimentos legais de investigação, e de forma operacional, realizando diligências e operações de campo, sempre auxiliados pelos seus agentes distribuídos nas mais diversas carreiras existentes”, diz o atual delegado-geral da Polícia Civil, Dr. Artur Dian. Em São Paulo, os delegados atuam há 182 anos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »