AtaNews Publicidade 728x90
23/12/2023 às 20h50min - Atualizada em 23/12/2023 às 20h50min

Investigador usa paixão pela música para se infiltrar em grupo e prender traficantes

Thiago Padovez contou caso ocorrido em 2003 para marcar o Dia do Investigador, comemorado em 23 de dezembro

sspsp
No mundo da investigação, novas estratégias surgem e se destacam todos os dias. Mas o ano de 2003 ficou marcado na vida do investigador Thiago Padovez Magno, de 43 anos, por conta de uma ideia mirabolante que teve. Ele usou a música para se infiltrar em um grupo de traficantes e prender os criminosos. A ação inusitada aconteceu em uma praça, no bairro Pinheiros, zona oeste de São Paulo.

Thiago conta que ele e sua equipe já investigavam o grupo suspeito de tráfico de drogas na região. Os criminosos se misturavam à multidão na praça movimentada para encobrir a venda de entorpecentes enquanto andavam de skate. Ao observar o grupo, o policial teve a ideia de se disfarçar e se aproximar sozinho com um violão.

Enquanto tocava e cantava, o agente teve a oportunidade de observar a dinâmica que o grupo usava para vender as drogas, sem que eles desconfiassem da emboscada. Em seguida, o investigador realizou a prisão da quadrilha. “Foi o cenário perfeito para observar e interromper a ação criminosa do grupo”, conta. 

Influência policial e musical

Há 22 anos na corporação, o investigador conta que seguiu na carreira influenciado pela família, uma vez que cresceu ouvindo histórias policiais. “A vontade de combater a criminalidade e servir à sociedade ia crescendo com o passar do tempo", diz. Hoje, ele atua como Investigador de Polícia Chefe da Divisão de Prevenção e Educação do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DIPE/DENARC).

Já o envolvimento com a música começou aos 12 anos, no coral da igreja. Thiago começou a tocar violão e a cantar para os amigos, até que entrou pela primeira vez em uma banda de rock quando atuava na Delegacia de Roubo a Bancos. “Uma das fontes mais saudáveis de prazer e alegria da minha vida é tocar numa banda de rock and roll”, revela. Hoje, o investigador faz parte de uma banda chamada “Lollipop em Nome da Lei”, onde atua como vocalista.

A banda é composta por seus colegas Paulo Resende, o baterista; Caio Góes, no baixo; e Leandro Delpech, guitarrista solo. “O fato é que nós, policiais, temos uma vida muito estressante e a música ajuda muito. Aconselho outros policiais a se dedicarem ao estudo da música, seja com o canto ou algum instrumento, pois, certamente, trará um bem inigualável ao bem-estar individual e social”, afirma.

Dia do investigador

No dia 23 de dezembro é comemorado o Dia do Investigador Policial, uma data em homenagem a uma das profissões mais essenciais para a resolução de casos criminais que afetam a sociedade. O investigador é um especialista responsável por conduzir investigações, com o objetivo de identificar e prender suspeitos, coletar provas e informações, desvendando crimes dos mais variados tipos.

Esses profissionais atuam em diversas frentes de investigação, incluindo delegacias especializadas em crimes cibernéticos, Delegacias da Mulher e outras áreas específicas. Na linha de frente, lidam com os mínimos detalhes e as particularidades de cada ocorrência, dedicando o tempo necessário para resolver os casos e buscar a justiça para a sociedade.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »