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22/12/2023 às 14h45min - Atualizada em 22/12/2023 às 19h33min

No mundo contemporâneo, a Educação Infantil deve capacitar crianças para resolução de problemas para além da sala de aula

Versatilidade de atividades complementares é foco do Colégio pH

Canal A Comunicação
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Colégio pH
A educação infantil no século XXI deve promover habilidades e incentivar o desenvolvimento das potencialidades da criança. Nesse contexto, é fundamental que ela aprenda a explorar suas próprias hipóteses na resolução de desafios que surgem em sua vida, tanto no ambiente escolar quanto em suas atividades diárias. Este modelo educacional visa preparar as crianças para o futuro, capacitando-as a abordar problemas de maneira prática, simples e eficiente.
O Colégio pH tem apostado em uma variedade de atividades dentro do currículo da Educação Infantil. De contextos de arte e leitura a espaços de aprendizado socioemocional e bilíngue, a escola carioca tem buscado aplicabilidade prática para o conteúdo ensinado em sala de aula e estabelecido pela Base Nacional Curricular.
A Educação Infantil do Colégio pH se divide em Pré I (4 a 5 anos) e Pré II (5 a 6 anos). O primeiro possui um foco maior na “brincadeira criativa” que promove, através de diversos métodos lúdicos, atividades que incorporem aspectos como raciocínio lógico e a criatividade individual. Já o segundo possui um maior foco em contextos de leitura e escrita, em que as crianças têm papel ativo na construção de seu conhecimento de modo a estabelecer um processo de alfabetização significativo para os anos que se seguem, além de aprofundar os ensinamentos de língua estrangeira aplicados à realidade cotidiana e escolar.
Filipe Couto, diretor pedagógico do Colégio pH, afirma que os pequenos devem estar inseridos em contextos que possibilitem as mais diversas aprendizagens e experiências. Para o profissional, a comunidade escolar deve ser receptiva às individualidades de cada uma das crianças para concluir um ensino efetivo e que atenda a necessidade dos pais responsáveis.
Claudia Moreira, coordenadora da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Colégio pH, declara a importância do espaço escolar também como oportunidade de desenvolver habilidades interpessoais na relação das crianças. Para a coordenadora, é fundamental que os educadores criem momentos com intencionalidade para garantir a interação entre pares.
Um exemplo disso é o Laboratório Inteligência de Vida (LIV). Por meio de histórias inspiradoras e envolventes, o projeto convida crianças a conhecerem e verbalizarem suas próprias emoções como: amor, medo, alegria, tristeza e raiva; habilidade fundamental para o estabelecimento de vínculos afetivos duradouros e a construção da identidade.
A escola conta também com um projeto de leitura de modo a aproximar os pequenos da cultura literária, estimulando-os a conhecerem diversos gêneros literários e renomados autores. A instituição também conta com um espaço TEC, pautado em uma cultura maker, que incentiva o aluno a ser protagonista do próprio aprendizado e a desenvolver, entre outras habilidades, a criatividade e imaginação.

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