AtaNews Publicidade 728x90
22/12/2023 às 07h24min - Atualizada em 22/12/2023 às 07h24min

Paulistas dominam as principais competições nacionais na temporada

Clubes do estado de São Paulo conquistaram títulos, acessos e marcam presença nos torneios disputados em peso

Federação Paulista de Futebol
ALEXANDRE BATTIBUGLI/AGÊNCIA PAULISTÃO
Logo no início da temporada, o Palmeiras conquistou a Supercopa do Brasil ao vencer o Flamengo em jogo disputado na Arena BRB Mané Garrincha. O torneio é disputado pelos campeões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.

Além disso, o Verdão também foi coroado campeão brasileiro pela décima segunda vez depois de uma recuperação incrível no segundo turno do campeonato. Com a conquista, o Alviverde aumenta ainda mais a vantagem na lista de maiores campeões com doze títulos, seguido do Santos, que soma oito taças.

No Brasileirão Feminino, o domínio dos times paulistas foi amplo. O Corinthians conquistou o torneio pela quinta vez depois de vencer a Ferroviária na final. Além disso, todos os quatro semifinalistas do torneio foram clubes paulistas: Corinthians, Ferroviária, Santos e São Paulo. O torneio foi criado em 2013 e das onze edições disputadas, dez foram vencidas por times locais. O Corinthians é pentacampeão, A Ferroviária tem dois títulos e Santos, Rio Preto e Centro Olímpico conquistaram o torneio uma vez.

Outra campanha de clube paulista coroada com troféu foi a do São Paulo na Copa do Brasil. O Tricolor Paulista conquistou o título de forma inédita em 2023, depois de eliminar Palmeiras nas quartas de final, Corinthians na semifinal e encerrar a campanha vitoriosa contra o Flamengo em pleno Morumbi.

Acesso
Um destaque no âmbito nacional foi o acesso da Ferroviária, que subiu da Série D à Série C do Campeonato Brasileiro. Mesmo depois do rebaixamento no Paulistão Sicredi a Locomotiva mostrou força e se sagrou vice-campeã da quarta divisão nacional. Em 2024, o clube de Araraquara jogará a Série C pela quarta vez em sua história.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »