AtaNews Publicidade 728x90
21/06/2018 às 16h47min - Atualizada em 21/06/2018 às 16h47min

Encontro de Gestantes na UBS 3 contou com orientações do projeto “Sorriso Feliz”

Assessoria de Imprensa
Foto: Tiago Lotto
As orientações às gestantes feitas pela Secretaria Municipal de Saúde nas UBSs (Unidade Básica de Saúde) de Birigui ganharam um reforço na tarde desta quinta-feira, dia 21 de junho.

Na UBS 3, do bairro Izabel Marin, além das orientações sobre amamentação e cuidados básicos com o bebê, as mulheres grávidas receberam informações sobre a importância da higiene oral da mãe e do bebê.

O “reforço” no atendimento as gestantes foi feito pelos profissionais do projeto “Sorriso Feliz – Saúde da Boca na Primeiríssima e Primeira Infância”, desenvolvido na Rede Municipal de Ensino de Birigui desde 2012.

“O objetivo foi capacitar a comunidade para educar mães a respeito da saúde oral do bebê e da criança. Será abordada a importância da higiene oral desde a gravidez, pois a saúde bucal e do corpo da mãe tem relação direta com o desenvolvimento do bebê”, explicou o explicou o coordenador do projeto “Sorriso Feliz”, Wilson Galhego Garcia.

O “Sorriso Feliz” é desenvolvido pela FOA (Faculdade de Odontologia), da Unesp Araçatuba, em parceria com a Prefeitura de Birigui, por meio das secretarias de Saúde e Educação. O diretor da FOA, Wilson Roberto Poi, também participou da ação desta quinta-feira (21) na UBS 3.

O objetivo do projeto é o desenvolvimento de ações integradas para fortalecer a saúde bucal de estudantes do município e prevenir as cáries. O público-alvo são crianças de até 9 anos.



PREFEITO VISITA – O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, esteve na UBS 3 durante a orientação do “Sorriso Feliz”. O chefe do Executivo entregou aos profissionais da Unesp cópia da lei municipal - de sua autoria - aprovada na última terça-feira, 19/6.



Com a aprovação do projeto, creches, escolas, unidades de ensino e os agentes comunitários de saúde do município de Birigui terão ações de fortalecimento da atenção básica à saúde bucal na primeira infância, de conscientização e prevenção por diagnóstico precoce de doenças da boca.

“As ações terão como base o projeto Sorriso Feliz, já que cientificamente foi comprovado que a falta de cuidado com a saúde da boca agrava doenças como endocardite, sepse, diabetes, hipertensão, osteoporose, artrite reumatoide, câncer bucal, aterosclerose, colite, endometriose e obesidade, entre outras. Quem não cuida da saúde da boca tem mais chances de ficar doente”, falou o prefeito.



A lei, que será sancionada nos próximos dias, prevê campanhas publicitárias de grande alcance e acessíveis para mães, pais, professores e responsáveis, com conteúdo que enfatize a importância da prática de higienização oral para a saúde da criança.

Para as crianças que não estão matriculadas nas unidades de ensino da Prefeitura de Birigui, a lei determina que agentes de saúde visitem as residências. Serão profissionais que passarão para mães e gestantes como cuidar da saúde bucal dos filhos, além de distribuir material educativo com informações de conscientização e prevenção.



Canadá – O “Sorriso Feliz” será apresentado no Canadá. O projeto é foco de um estudo financiado pela Mitacs Globalink, uma fundação de incentivo à pesquisa científica daquele país.

O objetivo é apresentar o trabalho que é feito em Birigui para o governo canadense e que ele sirva de inspiração para a promoção de saúde básica no Canadá.

“Esse projeto é um sucesso e por isso, foi transformado em Lei Municipal. Parabéns aos profissionais envolvidos”, completou o prefeito Cristiano Salmeirão.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »