AtaNews Publicidade 728x90
21/12/2023 às 18h06min - Atualizada em 21/12/2023 às 18h29min

Conectividade sem fio: entenda sobre o Wi-Fi 6 e as expectativas em torno do Wi-Fi 7

Entre a realidade presente do Wi-Fi 6 e as promessas futuras do Wi-Fi 7, o Brasil se posiciona na fronteira da tecnologia de rede sem fio

Alice Bezerra da Silva
www.tp-link.com.br
TP-Link

Conectividade sem fio: entenda sobre o Wi-Fi 6 e as expectativas em torno do Wi-Fi 7

Entre a realidade presente do Wi-Fi 6 e as promessas futuras do Wi-Fi 7, o Brasil se posiciona na fronteira da tecnologia de rede sem fio
 
O Brasil tem sido palco de avanços contínuos nas tecnologias de conexão sem fio. A evolução do Wi-Fi está promovendo mudanças na maneira como acessamos a internet, e o Wi-Fi 6, que tem ganhado popularidade, tem revolucionado a forma como as pessoas se conectam. No entanto, enquanto discutimos essas transformações e a próxima geração de padrões wireless, vale notar que apesar do desenvolvimento de produtos TP-Link, líder global em soluções de conectividade, no lançamento desta tecnologia, o novo padrão de Wi-Fi não está estruturado em nenhum País do mundo.

O Wi-Fi 7, tecnologia 802.11be, que representa um passo adiante na evolução das redes sem fio, está sendo aguardado com grande expectativa devido à sua promessa de velocidades de até 46 Gb/s, ou seja, transmissão ultra rápidas e com maior eficiência direcionado para ambientes que demandam alta performance, como setores de eventos e entretenimento, bem como o público gamer em geral, e locais de grande aglomeração, como shopping e aeroportos, e também grandes indústrias, pois são exemplos de setores que requerem uma grande quantidade de largura de banda.
No entanto, sua aquisição em larga escala requer um processo gradual e a adaptação da infraestrutura existente. A implementação generalizada de uma tecnologia demanda um período significativo e requer uma colaboração efetiva entre os setores público e privado. Isso envolve medidas como a redução das restrições comerciais e uma regulamentação adequada. Entretanto, o Wi-Fi 6, tecnologia 802.11ax, se tornou uma realidade em muitas residências, promovendo capacidade de transmissão de dados, eficiência energética aprimorada e menor latência.

Ayrton Neves, diretor de Canais da TP-Link explica que: “Imagine que em uma orquestra cada músico representa um canal de transmissão de dados, em versões anteriores do Wi-Fi, tínhamos menos músicos e instrumentos, então só podíamos tocar uma quantidade limitada de notas ao mesmo tempo. No Wi-Fi 7, com mais músicos e instrumentos, podemos tocar mais notas ao mesmo tempo, e cada músico é capaz de tocar notas mais rapidamente e com maior complexidade. Isso significa que o Wi-Fi 7 pode enviar e receber muito mais dados ao mesmo tempo e muito mais rapidamente do que as versões anteriores.”

Ayrton compartilhou seu entusiasmo em relação ao cenário atual: "O Wi-Fi 6 representa um avanço significativo em termos de tecnologia, proporcionando aos usuários uma experiência de conexão notavelmente mais estável e rápida. Estamos observando um aumento na adoção desta tecnologia no Brasil, com uma demanda crescente por roteadores compatíveis com essa especificação, o que reflete a busca por uma internet de melhor qualidade e desempenho."

A capacidade de gerenciar múltiplos dispositivos de forma eficaz promete revolucionar a conectividade em ambientes onde a demanda por largura de banda é intensa. À medida que a infraestrutura se adapta, é provável que o Wi-Fi 7 gradualmente encontre espaço em residências e ambientes domésticos, proporcionando aos usuários uma experiência de conexão ainda mais rápida e confiável, mas o maior destaque e benefícios será voltado para indústria.

Wi-Fi 6 e suas vantagens

O Wi-Fi 6 também representa um avanço notável em comparação às versões anteriores, incluindo o Wi-Fi 5. A tecnologia representa uma experiência aprimorada para as famílias brasileiras, que podem desfrutar de uma conectividade mais estável e eficaz ao utilizar múltiplos dispositivos simultaneamente, sem as quedas de desempenho que costumavam ser comuns em versões anteriores. Essa evolução tem o potencial de transformar a maneira como as pessoas vivenciam a conectividade em suas casas, oferecendo uma experiência mais rápida e eficiente.

No entanto, quando se trata do Wi-Fi 7, Ayrton esclarece: "Embora o Wi-Fi 7 prometa velocidades ainda mais impressionantes e uma capacidade de resposta praticamente instantânea, devemos ser realistas quanto aos prazos. As infraestruturas de rede do país, regulamentações e o ciclo de atualização dos dispositivos implicam que a implementação do Wi-Fi 7 no Brasil não será uma realidade a curto prazo. Este processo é complexo e pode se estender por alguns anos antes que os benefícios do Wi-Fi 7 estejam amplamente disponíveis para os usuários brasileiros."

O diretor da TP-Link ressalta a importância de construir uma base sólida com o Wi-Fi 6 antes de olhar para o futuro: "Focar no Wi-Fi 6 agora é essencial para garantir que o país esteja pronto para a próxima geração. Estamos comprometidos em trazer o que há de mais moderno e eficiente para nossos consumidores com a nossa linha de Access Points, Roteadores Mesh e Repetidores, sempre com um olhar atento à realidade do mercado brasileiro, preparando um caminho para um futuro de redes cada vez mais robustas e seguras."

Funcionalidades do Wi-Fi 6

OFDMA (Orthogonal Frequency-Division Multiple Access)

Uma tecnologia-chave no Wi-Fi 6, o OFDMA permite que um canal seja eficientemente usado por múltiplos dispositivos ao mesmo tempo. Imagine uma rodovia, enquanto versões anteriores do Wi-Fi permitiam apenas um "carro" (dispositivo) por faixa de cada vez, criando congestionamentos, o OFDMA divide essa rodovia em várias faixas menores. Isso permite que vários carros (dispositivos) viagem ao mesmo tempo em suas próprias faixas melhorando a velocidade e diminuindo a latência.

Target Wake Time (TWT)

Essa funcionalidade ajuda a melhorar a eficiência energética dos dispositivos. Funciona como um despertador inteligente, nas versões anteriores de Wi-Fi, os dispositivos como smartphone ou tablet precisavam "acordar" regularmente para verificar se havia dados para receber ou enviar, o que consumia energia constantemente. Com o TWT do Wi-Fi 6, cada dispositivo pode agendar um horário específico para despertar e comunicar-se com o roteador. Isso significa que os dispositivos podem "dormir" por períodos mais longos quando não estão ativamente usando a rede, economizando energia, diminuindo o consumo e prolongando a vida útil da bateria, sendo particularmente útil para dispositivos de Internet das Coisas (IoT) e dispositivos móveis que operam com bateria.

MU-MIMO em Uplink e Downlink

Tradicionalmente, os roteadores Wi-Fi podiam se comunicar com apenas um dispositivo por vez, mesmo que a troca de dados fosse rápida o suficiente para parecer simultânea. MU-MIMO muda isso permitindo que o roteador se comunique com vários dispositivos ao mesmo tempo. Utilizando a sigla "Multiple User, Multiple-Input, Multiple-Output", a função aumenta a eficiência e velocidade da rede, reduzindo o tempo de espera para cada dispositivo.

Enquanto o Wi-Fi 5 também suporta MU-MIMO, ele o faz apenas para downlink (do roteador para os dispositivos). O Wi-Fi 6 expande isso para incluir também uplink (dos dispositivos para o roteador), permitindo comunicações simultâneas bidirecionais e upload mais rápidos.
BSS Coloring:

Esta característica ajuda a reduzir a interferência em ambientes onde muitas redes Wi-Fi operam próximas umas das outras. Pense nisso como atribuir uma "cor" digital única a cada rede Wi-Fi, tornando mais fácil para os dispositivos identificarem e se conectarem à sua própria rede, sem serem confundidos ou perturbados pelos sinais das redes vizinhas. Isso melhora a eficiência da rede e a qualidade da conexão em locais muito povoados por redes Wi-Fi, como prédios de apartamentos ou escritórios.

Ou seja, embora o Wi-Fi 5 também seja eficiente, o Wi-Fi 6 foi especialmente projetado para funcionar melhor em ambientes com muitos dispositivos conectados, oferecendo maior capacidade e eficiência, principalmente no atual momento de expansão tecnológica. De acordo com o FGVcia (Centro de Tecnologia de Informação Aplicada), são 464 milhões de dispositivos digitais (computador, notebook, tablet e smartphone) em uso no Brasil, que exigem roteadores e aparelhos que oferecem conectividade em alto nível.

Sobre a TP-Link
Fundada em 1996, a TP-Link é a empresa líder global em fornecimento de produtos de rede para consumidores residenciais e pequenas e médias empresas e citada pelo quarto ano consecutivo no Magic Quadrant Gartner. Também é classificada pelos analistas IDC como a número 1 do mundo em dispositivos Wi-Fi, levando produtos para bilhões de clientes, em mais de 170 países. Sempre à frente, investindo em Pesquisa e Desenvolvimento, produção eficiente e gerenciamento rigoroso de qualidade, a TP-Link fornece produtos de rede premiados como roteadores wireless, gateways cabo/DSL, adaptadores, repetidores de sinal e dispositivos domésticos inteligentes. Para clientes de pequenas e médias empresas, a TP-Link trabalha para fornecer as melhores soluções de redes corporativas, com switches e roteadores de alto desempenho. Saiba mais em no Site.
Siga a TP-Link:
Facebook: tplinkbr
Instagram: @tplinkbrasil

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »