AtaNews Publicidade 728x90
19/12/2023 às 16h42min - Atualizada em 19/12/2023 às 16h48min

Uvas passas: Vale a pena incluí-las no cardápio?

Nutricionista indica os benefícios de optar pela fruta nas receitas de fim de ano

Imprensa
Divulgação
 

Com a chegada das festividades de fim de ano, as mesas se enchem de iguarias e símbolos tradicionais que remontam a diferentes culturas. Entre essas tradições, as uvas passas se destacam, carregando consigo além de polêmica, uma história que remonta à Roma Antiga. 

 

No período de solstício de inverno, entre 21 e 25 de dezembro, os romanos desidratam as uvas no calor do verão para consumi-las durante o inverno. Esse hábito ancestral tinha um propósito especial: celebrar o festival do solstício de inverno, marcando um novo ciclo de fartura e prosperidade para o próximo ano.

 

Atualmente, as uvas passas mantêm seu papel simbólico, representando prosperidade e fartura nas ceias de natal ao redor do mundo. Em países como a Espanha, a tradição sugere a ingestão de 12 uvas na virada do ano, cada uma representando um mês, simbolizando a chegada de um ano abundante. 

 

Para Denise Real, diretora de nutrição e saúde integrativa na Saludii, plataforma que conecta nutricionistas e pacientes, as passas, assim como as uvas in natura, são repletas de fibras, catequinas e vitaminas antioxidantes que combatem os radicais livres, ajudando a prevenir doenças e protegendo o coração e o cérebro. Além disso, contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico. 

 

“Em apenas 30g de uvas passas, o equivalente a duas colheres de sopa, temos 90 calorias e 2g de fibra. É importante consumir com moderação para desfrutar dos benefícios sem exceder a ingestão calórica”, afirma Denise. A nutricionista enfatiza que é prudente evitar o uso excessivo nas preparações, já que o sabor é marcante e não agrada a todos os paladares. 



 

Outras opções nutritivas

Além das uvas passas, a nutricionista indica que é importante considerar a inclusão de outros alimentos nutritivos no cardápio das festividades de fim de ano, entre as opções  que podem agregar benefícios à saúde durante as celebrações, estão:

 

1-Nozes e Castanhas: fontes de ácidos graxos essenciais e antioxidantes. Elas fornecem nutrientes essenciais que desempenham um papel vital na saúde celular e na função da tireóide. 

2- Frutas frescas: Incluir outras frutas pode ser saudável e refrescante. Frutas como maçãs, peras e frutas vermelhas são ricas em fibras, vitaminas, antioxidantes e contribuem para a saúde digestiva e cardiovascular. 

3- Vegetais assados: Optar por vegetais assados  como abóbora, batata-doce e brócolis é uma maneira de incorporar fibras, vitaminas e minerais essenciais. O processo de assar preserva os nutrientes, oferecendo uma opção saudável e saborosa. 

4- Grãos integrais: Substituir parte dos ingredientes refinados por opções integrais, como arroz integral ou quinoa, adicione fibras e nutrientes ao menu. Esses grãos promovem saciedade e fornecem energia de liberação gradual. 

 

“Avaliar outras escolhas não apenas contribuem para a saúde, mas também adicionam diversidade de sabores e texturas, tornando as celebrações ainda mais prazerosas e nutritivas”, finaliza Denise.  Mesmo assim, ela afirma que a consulta a um profissional de nutrição pode fornecer orientações personalizadas, levando em consideração necessidades individuais e preferências alimentares.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »