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21/06/2018 às 15h03min - Atualizada em 21/06/2018 às 15h03min

Queda no consumo de leite leva fazendeiros a optar pelo cultivo de vegetais

Mudanças de hábitos e o consumo consciente resultaram em uma queda de quase 10% no consumo de leite nos últimos cinco anos nos Estados Unidos.

ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais
O leite de arroz é uma opção que tem sido amplamente adotada por consumidores veganos - Foto: Divulgação
Entre 1986 e 2016, o consumo anual de leite diminuiu cerca de 42 quilos por pessoa, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

John Urbanchuk, professor de agronegócio da Delaware Valley University, comentou sobre a mudança do mercado: “O consumo de leite fluido per capita caiu 9,7% nos últimos cinco anos, o consumo de sorvetes caiu 3,3%. As pessoas simplesmente não estão consumindo leite e a indústria de laticínios sente os impactos”.

Esses dados proporcionam às empresas de laticínios um futuro incerto. No mês passado, a cooperativa internacional de lácteos, Arla Foods, encerrou os contratos de 11 empresas de laticínios devido à superprodução e à “volatilidade do mercado”.

A notícia é semelhante para a Grassland Dairy Producers, que se desligou de 75 fornecedores independentes de laticínios no ano passado, e para a Dean Foods, que encerrou contratos com dezenas de seus fornecedores de laticínios, também devido à queda nas vendas.

De acordo com dados publicados pelo Center for Dairy Excellence, o número de fazendas leiteiras na Pensilvânia diminuiu em 800 desde 2012, com 80 delas fechadas nos últimos dois anos.

A notícia é animadora para os animais. A queda na indústria de laticínios indica que milhões de vacas deixarão de ser exploradas.

Urbanchuck sugere que os agricultores utilizem seus conhecimentos no campo para o cultivo agrícola. “Os agricultores com bom solo podem produzir outras culturas, o que pode proporcionar uma oportunidade para permanecer na agricultura”, comentou o acadêmico.

Dessa forma, vários produtores de leite estão considerando mudar para negócios baseados em plantas. A marca de leite baseada em vegetais,Elmhurst, é um exemplo de empresa que fez exatamente isso. Após 92 anos de fabricação de laticínios, reformulou a marca em 2016 com a mudança do leite de vaca para bebidas à base de vegetais. “Estava na hora de abraçar um novo modelo e olhar para o futuro”, disse o CEO Henry Schwartz no ano passado.

Outros dados refletem uma forte preferência do consumidor por produtos à base de produtos lácteos veganos e vegetais. Os resultados da pesquisa divulgados em abril revelaram que metade dos consumidores norte-americanos que compram produtos lácteos também consomem alternativas veganas.
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