AtaNews Publicidade 728x90
18/12/2023 às 10h10min - Atualizada em 18/12/2023 às 12h45min

Terapia em contato com a natureza

Hospitais investem em espaços ao ar livre para otimizar a recuperação dos pacientes

Alessandra Siegel
Divulgação
Estudos recentes realizados por pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, relacionam o convívio com áreas verdes com um maior bem-estar físico e mental. Trata-se de um estudo científico específico mas, em todo o mundo, são realizadas pesquisas que relacionam qualidade de vida e melhorias contínuas na recuperação de pacientes às terapias e tratamentos em contato com a natureza.

Por isso, hospitais e clínicas criaram espaços verdes para melhorar os resultados clínicos. Na YUNA, hospital de transição de cuidados, o Solarium atende perfeitamente a esses requisitos.

“O contato com a natureza faz total diferença no processo de reabilitação, visto que os pacientes muitas vezes estão distantes do ambiente domiciliar há algum tempo e podem estar fragilizados durante o processo de internação, necessitando de um local para descanso e bem-estar”, esclarece Mariana Paculdino Neves, Terapeuta Ocupacional da YUNA.
  
Devido à versatilidade, o espaço proporciona a socialização dos pacientes com os familiares, amigos e a interação com outros pacientes; a realização de algumas terapias, inclusive sessões de fisioterapia ao ar livre; visita pet e celebrações para pacientes e colaboradores, por exemplo.

Segundo Alexandra Cassiano, Gestora Operacional e de Hospitalidade da YUNA, o Solarium abre um leque de opções para o paciente que está no momento de transição entre o hospital geral e a alta para casa, uma vez que o espaço possibilita sair do quarto em vários momentos, inclusive em celebrações da instituição ou do próprio paciente”, completa.

Solarium: infraestrutura, experiências e benefícios

Quanto à infraestrutura, o Solarium possui ampla área verde, com horta e espaço sensorial, onde são realizadas as terapias que promovem o despertar e estímulo da audição, toque e memorização. O espaço conta também com horta, onde até mesmo pacientes com pouca mobilidade, em cadeira de rodas, conseguem plantar ervas, por exemplo, aguçando todos os sentidos.   

Todo o espaço foi pensado no bem-estar, como o jardim sensorial, responsável por despertar estímulos sensoriais e cognitivos por meio de atividades realizadas pela equipe multidisciplinar.

"Estar no Solarium é uma forma que encontramos de poder olhar para o céu e agradecer, esquecer de tudo ao nosso redor. No local é possível respirar ar livre, escutar os pássaros e ver o jardim com as suas plantinhas em crescimento, o que transmite um ar de esperança. Como filha, vejo que meu pai consegue encontrar um momento de paz. Ao ver ele fechando os olhos e aproveitando o ar livre é uma coisa maravilhosa. O Solarium é um local que mais gostamos de estar e realmente gostamos de andar por todos os locais", declara Tamires A. Fonseca, filha do paciente Heleno Fonseca.  

Para Mariana Paculdino Neves, as atividades terapêuticas ocupacionais desenvolvidas ao ar livre na YUNA podem trazer inúmeros benefícios para as dimensões física, psíquica, emocional, espiritual e social dos pacientes.  

“Considero que os benefícios dessas atividades ao ar livre começam desde o contato com o sol, na produção de vitaminas pela exposição à luz solar, até a melhora da respiração e redução do estresse e da ansiedade pelo contato com o vento, trazendo sensação de prazer e bem-estar, também experimentados pelo contato com cores, cheiros e texturas diversas. Essa experiência sensorial é vivida, por exemplo, através da atividade de horta”, esclarece a terapeuta ocupacional.

Apelidada carinhosamente de “Mãos à Horta”, a atividade promove uma série de benefícios para os pacientes, como a promoção do estímulo cognitivo; o desenvolvimento de bons hábitos nutricionais, melhorando também a relação de cuidado do paciente com o meio ambiente; a interação social com outros pacientes e desenvolvimento de novas habilidades e interesses.

Além disso, promove o estímulo sensorial através do contato das mãos com a terra, ativando os sentidos de tato, olfato e visão; estímulo de habilidades motoras finas e grossas, coordenação e destreza manuais, na escolha das mudas, preparo da terra, cultivo, rega e poda das plantas; e também reflexões sobre o ciclo da vida, sentido da existência, processos de vida e morte, auxiliando na elaboração do luto e de estratégias para lidar com as limitações.  

Sobre a YUNA
A YUNA, especializada em transição de cuidados, oferece suporte completo para pacientes de reabilitação, cuidados paliativos e continuados, atendimento individualizado e assistência transdisciplinar. Mais informações no telefone (11) 3087-3800 ou no site  https://yuna.com.br/.

 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »