AtaNews Publicidade 728x90
15/12/2023 às 14h23min - Atualizada em 15/12/2023 às 14h53min

Quantidade de ‘Drogas K’ apreendida em 2023 é 11 vezes maior ante todo o ano de 2022

O aumento é reflexo do trabalho de inteligência do Denarc da Polícia Civil para localizar as centrais de abastecimento do tráfico

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/quantidade-de-drogas-k-apreendida-em-2023-e-11-vezes-maior-ante-todo-o-ano-de-2022/

Entre janeiro e 01 de dezembro, o Departamento de Investigação sobre Narcóticos da Polícia Civil de São Paulo aprendeu mais de 133,6 kg das ‘Drogas K’, popularmente conhecida como maconha sintética, K2, K4, K9 ou Spice. O número é mais de onze vezes maior do que o total apreendido em 2022 pelo Denarc. No ano passado, o departamento apreendeu 11,6 kg.

O delegado divisionário do Denarc, Carlos Castiglioni explica que o aumento das apreensões foi em razão de uma mudança no foco das investigações. A polícia passou a focar nas centrais de abastecimentos, conhecidas como “Casas Bombas”. Os locais servem como depósitos clandestinos de diferentes tipos de drogas.

“Começamos a localizar e tivemos um sucesso muito grande na apreensão das drogas. Só em agosto, em três dias, apreendemos 1kg. Então, incentivar o combate às centrais de abastecimento vem surtindo efeito”, afirma.

Apesar da quantidade de ‘Drogas K’ aprendida ainda ser menor na comparação com outros tipos de droga, o delegado explica que há dois fatores que interferem. O primeiro é de que esse tipo de droga é relativamente novo. O segundo é que mesmo que a quantia for pequena, ela é muito potente.

“É uma droga que em pouquíssima quantidade, com um grama, uma pessoa já consegue se drogar”.

O delegado alerta ainda que as ‘Drogas K’ são consideradas ainda uma droga experimental, por isso a fórmula dela é sempre alterada, o que representa um perigo constante para o usuário.

“Quem produz coloca o que vem na cabeça, a produção é muito amadora e perigosa”.

Apreensão de outras drogas

Em paralelo ao combate às ‘Drogas K’, a Polícia Civil continua com o trabalho de inteligência focado em outras drogas. Só em julho deste ano, o Denarc bateu recorde na apreensão de maconha. Mais de 12 toneladas foram apreendidas em todo o estado. A quantidade é 3 vezes maior do que se comparado a julho de 2022.

Até o dia 01 de dezembro, foram mais de 31 toneladas desse tipo de droga apreendida. Já cocaína a quantidade é de 6,8 toneladas e crack de 155,6 kg.

São Paulo é o trabalho que dá certo!

Em seu primeiro ano de gestão, o governo do Estado de São Paulo fortaleceu sua missão de promover serviços de qualidade à população, guiado por pilares como o desenvolvimento, o diálogo e a garantia de dignidade para as pessoas. No período, foram concluídas 2.740 obras, que incluem 18.400 moradias e a recuperação de 6.400 km de rodovias. Na educação, 848 escolas foram reformadas, e 25 creches foram inauguradas. Na saúde, foram abertos 1.500 leitos, equivalente a sete hospitais, e realizadas 1 milhão de cirurgias eletivas. Na segurança, todos os índices de produtividade policial registraram melhorias em relação a 2022, com aumentos de 17% na apreensão de drogas, 11% de armas, 9% de veículos e 5,4% de prisões. Além disso, 25 unidades do Poupatempo passaram a atender mais 1,2 milhão de pessoas mensalmente. Entre tantas conquistas, somou-se a aprovação da desestatização da Sabesp, que será fundamental para antecipar a universalização do saneamento e a expansão do acesso à água, coleta e tratamento de esgoto para toda a população de São Paulo.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Quantidade de ‘Drogas K’ apreendida em 2023 é 11 vezes maior ante todo o ano de 2022 apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »