AtaNews Publicidade 728x90
13/12/2023 às 19h27min - Atualizada em 14/12/2023 às 02h00min

Podcast Degrau da Notícia recebe juíza para tratar do tema “combate ao abuso sexual infantil”

Jornalista Rodrigo Lico (MTB: 61303 - SP)
Dr Rafael Bastos, professor de pós-graduação e servidor público federal da Vice-Presidência do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e Dra Dayana Tavares, juíza do TJCE (Tribunal de Justiça do Estado do Ceará)
Divulgação

O Podcast Degrau da Notícia, apresentado pelo jornalista e âncora, Rodrigo Lico, recebeu em seu estúdio, em São Paulo a Dra Dayana Tavares, juíza do TJCE (Tribunal de Justiça do Estado do Ceará) e o Dr Rafael Bastos, professor de pós-graduação e servidor público federal da Vice-Presidência do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região).

O tema em análise foi ações para erradicar o abuso sexual infantil. A Lei nº 13.431/2017, que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estabeleceu o Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDA) e trouxe artigos que regulamentam a forma pela qual as crianças e adolescentes em situação de violência e vulnerabilidade social devem ser ouvidos, quais sejam: a escuta especializada e o depoimento especial. 

A magistrada abordou esse tema de suma importância e relevância social e destacou sua experiência pioneira na comarca do Ceará, ao garantir a implementação do depoimento especial e escuta especializada, em favor de crianças e adolescentes vitímas de abuso sexual. Com a incitação de diversos agentes públicos (Delegados de Polícia, MP, Conselho Tutelar, Professores, Psicólogos, Assistentes Sociais e o Poder Executivo, por meio de Prefeitos e Secretários de Governo), visando a garantia e efetivação da proteção integral, conforme determina a Constituição Federal.

Um exemplo de uma nova magistratura em conformidade com o contexto social contemporâneo, que deve ser referência e destaque no poder judiciário. Um protagonismo de magistratura condizente com as mudanças sociais e não mais hermético e encastelado em gabinetes, que se limita em realizar audiências e proferir sentenças.

A magistrada realiza em sua comarca um trabalho amplo, com unidade de todos os entes envolvidos. O Estado, o poder público, sociedade civil, e as partes (vítima e réu). Esse procedimento otimiza resultados significativos e satisfatórios,  atendendo às necessidades do réu (como ampla defesa e contraditório) e da vítima (privacidade, acolhimento e segurança), conduzindo os trabalhos com a celeridade necessária e excluindo etapas morosas, como por exemplo a vítima efetuar o depoimento várias vezes.    

Assista a entrevista no canal, siga, ative o sino para receber as notificações e compartilhe:https://www.youtube.com/watch?v=DfkT-uPemNU


Mais informações para contato 

 

Rodrigo Lico, jornalista diplomado e pós-graduado e apresentador e âncora do Podcast Degrau da Notícia
Instagram: @rodrigolico 

Dr Rafael Bastos, professor de pós-graduação e servidor público federal da Vice-Presidência do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região)
Instagram:@aprendizrafael  

Dra Dayana Tavares, juíza do TJCE (Tribunal de Justiça do Estado do Ceará)
Instagram: @dayana.tavaresbarros  



 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »