AtaNews Publicidade 728x90
13/12/2023 às 13h21min - Atualizada em 13/12/2023 às 13h21min

Cientistas afirmam que 2023 é o ano mais quente já registrado

Segundo os pesquisadores, as alterações climáticas causadas pelos humanos são esmagadoramente responsáveis pelo calor

History
Foto: Divulgação
Pesquisadores do Serviço Copernicus para as Alterações Climáticas (C3S) disseram que 2023 é o ano mais quente desde que as temperaturas passaram a ser registradas. Segundo o relatório elaborado pelos cientistas, as alterações climáticas causadas pelos humanos são esmagadoramente responsáveis pelo fenômeno, embora outros fatores contribuam para o recorde de calor.

Novembro mais quente
“As extraordinárias temperaturas globais de novembro, incluindo dois dias mais quentes do que 2°C acima da temperatura pré-industrial, significam que 2023 é o ano mais quente já registrado na história”, disse Samantha Burgess, vice-diretora do C3S, entidade que faz parte do programa espacial da União Europeia. Segundo os pesquisadores, as temperaturas de novembro de 2023 foram as mais quentes já registrado para este mês, com uma temperatura média da superfície de 14,22°C (0,85°C acima da média de novembro de 1991-2020).

Mapa mostra as anomalias de temperatura do ar na superfície em 2023 (Imagem: C3S/Divulgação)
De acordo com o C3S, o mês de novembro como um todo ficou cerca de 1,75°C acima da média pré-industrial (1850-1900). Além disso, pela primeira vez, dois dias ficaram mais de 2°C acima dessa mesma média, como salientou Burgess. Segundo as estimativas, mais de um terço dos dias deste ano estiveram 1,5°C acima da média das temperaturas pré-industriais.

“Enquanto as concentrações de gases com efeito de estufa continuarem a aumentar, não podemos esperar resultados diferentes dos observados este ano. A temperatura continuará a subir, assim como os impactos das ondas de calor e das secas. Alcançar emissões líquidas zero o mais rapidamente possível é uma forma eficaz de gerir os nossos riscos climáticos”, afirmou Carlo Buontempo, diretor do C3S. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »