AtaNews Publicidade 728x90
12/12/2023 às 15h23min - Atualizada em 12/12/2023 às 19h23min

Natal: cinco brinquedos que podem causar problemas oculares

os acidentes com brinquedos representam de 10% a 20% dos casos de trauma nos olhos, em acidentes que acontecem dentro de casa

Jamille menezes
Target
chris vanhove-unsplash

O Natal está chegando e os pais já começam a procurar os presentes das crianças, que já estão de férias e ávidas por brincadeiras novas. No entanto, é preciso tomar cuidado com os brinquedos escolhidos, para que eles não coloquem em risco a saúde ocular das crianças. De acordo com o oftalmologista Fabio Pimenta, da oftalmopediatria do H.Olhos, São Paulo, os acidentes com brinquedos representam de 10% a 20% dos casos de trauma nos olhos, em acidentes que acontecem dentro de casa, e estes são mais comuns nos finais de semana.
 

Veja 5 brinquedos perigosos para crianças:
 

1- Brinquedos que lançam projéteis, como os que imitam arcos e flechas e armas de fogo.
Se esses objetos batem no olho aberto, pode gerar desepitelização, que é a perda da camada superficial da córnea, ou mesmo causar laceração e perfurar o olho quando o projetil é mais pontiagudo ou quando o trauma é muito intenso. "Esses traumas podem levar a lesões graves, dependendo do mecanismo. Um trauma muito forte, pode causar uma laceração à superfície do globo ocular, da córnea e dependendo do trauma causar lesões à retina", alerta o Dr. Fabio.
 

2- Óculos de brinquedo
Os óculos de brinquedo, normalmente, não têm proteção UVA e UVB. Segundo o médico, estes óculos sendo escuros diminuem a incidência da luminosidade, o que faz com que a pupila abra. Só que eles não bloqueiam os raios nocivos, que são invisíveis e vão atravessar essa lente que não tem proteção, penetrar no olho e podem machucar as células muito delicadas da retina.
 

3- Brinquedos com laser
A radiação emitida pelo laser pode causar lesões em diferentes partes dos olhos. Se as crianças fixarem a visão diretamente nos raios de laser por alguns segundos podem acontecer lesões de superfície, como edemas de córnea em casos mais intensos levar a alguma opacidade ou até lesar as células delicadas da retina que absorvem a radiação e a longo prazo podem causar problemas mais sérios à visão.
 

4- Jogos 3D
Em relação aos jogos e brinquedos em 3D, o que a gente orienta é que não se faça uso por muito tempo, porque provocam cansaço na visão, podem gerar dor de cabeça ou ardor nos olhos. Os óculos de realidade virtual, por exemplo, são telas muito próximas aos olhos e eles têm um certo limite de aceite. O ideal é evitar o uso continuado e que a cada 30 ou 40 minutos, se faça uma pausa e mude de atividade. "Procure estar em um ambiente onde seu olho mude de foco daquele próximo da realidade virtual a um distante, em ambiente externo que pode ser um parque, uma varanda ou quintal. Isso vai fazer uma troca de fixação e vai melhorar as condições de uso e de conforto do dia a dia", orienta Dr. Fabio.
 

5- Maquiagens para crianças
Quando os produtos são hipoalergênicos, sem muita química, as chances de causar algum prejuízo são menores, mas ainda assim é melhor evitar em crianças muito pequenas que não têm ainda discernimento de como utilizar e retirar a maquiagem. É preciso ter cuidado também com pinceis que se tocarem o olho, podem machucar. Muitas vezes a criança aperta ou passa maquiagem e deixa muito tempo, isso pode obstruir os poros de saída das glândulas e formar um terçol.

O que fazer em caso de acidentes?
 

O Dr. Fabio explica que todo trauma tem de ser visto de imediato por um oftalmologista. Os pais podem lavar com água corrente, sem apertar o olho, sem fazer força de abrir, apenas lavar para tirar qualquer resíduo e levar direto para o pronto atendimento, porque se tiver um machucado só o oftalmologista vai conseguir identificar e dar o tratamento correto.

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »