AtaNews Publicidade 728x90
08/12/2023 às 22h02min - Atualizada em 11/12/2023 às 05h46min

Fusão entre 3rlab e Ribersolo cria central de inteligência agropecuária para diagnósticos de alta precisão

Oferta inclui análises híbridas e está entre as mais amplas do mercado. Área de atuação alcançará todo o território nacional

Marcelo Dias Moreira
Divulgação/Rehagro

3rlab, laboratório fundado pelo Rehagro que lidera o mercado na área de análises de nutrição animal, e a Ribersolo, pioneira em análises de solos, tecido vegetal, fertilizantes, corretivos e de água para irrigação, anunciam a fusão imediata de suas atividades no Brasil. O objetivo é formar um player líder no setor e uma central de inteligência agropecuária única que, unindo tecnologia e capacidade técnica, entregará diagnósticos agropecuários de alta qualidade e precisão. 

A nova empresa nasce alicerçada nos valores de seus fundadores e integra suas maiores expertises. Criado em 2013 pelo Rehagro, grupo referência em educação para o agronegócio e que tem como sócios os fundos Tarpon 10b e GK Partners, o 3rlab trouxe ao mercado as análises de alta precisão NIRS (Near Infrared Spectroscopy) para a avaliação da nutrição animal, além de promover a capacitação de clientes para a correta interpretação e utilização dos diagnósticos. Já a Ribersolo estabeleceu os parâmetros de qualidade em seu segmento de atuação desde que foi fundada há 44 anos pelo casal Luiz Augusto de Almeida Campos (engenheiro agrônomo) e Regina Helena Monseff (farmacêutica bioquímica). O 3rlab e a Ribersolo possuem certificações nacionais e internacionais e dispõem de processos exclusivos de controle laboratorial.   

Com controle compartilhado, a nova empresa terá cinco unidades em quatro estados do Brasil e a operação alcançará todo o território nacional. A gama de análises oferecidas será uma das mais amplas do mercado, incluindo as do tipo NIRS, que usam menos reagentes químicos e são mais sustentáveis. 

“Com a experiência e capacidades combinadas, vamos gerar maiores benefícios aos clientes, com diagnósticos precisos e rápidos, acompanhados de treinamento para o correto uso das informações”, afirma Renato Botelho, CEO do Rehagro. “Com análises e diagnósticos de alta qualidade a agropecuária brasileira poderá racionalizar o uso de recursos, aumentar sua produtividade e ao mesmo tempo ser mais sustentável com a redução das emissões de carbono”, explica Fábio Corrêa, diretor do 3rlab, que presidirá o Conselho da nova organização. 

“Inteligência e informação de qualidade são fatores-chave para que todos os agricultores e pecuaristas elevem sua eficiência aos níveis já alcançados pelos produtores campeões de produtividade”, diz Victor Monseff de Almeida Campos, diretor da Ribersolo, que será o CEO da nova empresa. “Ampliando sua eficiência como um todo, a agropecuária poderá registrar novos saltos de produtividade, sustentabilidade e lucratividade”, complementa Marina Monseff, que será a diretora de operações.  

Sinergia e inovação 

A sede da nova empresa será em Ribeirão Preto (SP), com unidades operacionais em Sertãozinho (SP), Lavras (MG), Chapecó (SC) e Goiânia (GO), onde os laboratórios já existentes serão expandidos. As duas empresas empregam 140 pessoas, entre cientistas, veterinários, agrônomos e técnicos, com vasta experiência na agropecuária.  

Com forte sinergia na cultura empresarial, alinhamento estratégico e complementaridade perfeita de produtos e serviços, a nova empresa aproveitará o bom momento do mercado para iniciar as operações com velocidade. O setor de diagnósticos agropecuários está em expansão. Tanto o 3rlab como a Ribersolo registraram ritmo de crescimento de cerca de 30% ao ano nos últimos anos. E há espaço para avanço, calcula Victor Monseff: “Nos Estados Unidos, com área cultivável semelhante à nossa, são feitas cerca de quatro vezes mais análises de solo que no Brasil”, compara. 

As duas empresas, que sempre apostaram na inovação, lançaram este ano produtos e pesquisas que seguirão avante. O 3rlab apresentou o ProSpec, um “laboratório portátil” que faz a análise nutricional de rações e insumos direto nas linhas de produção da indústria do setor, acelerando o processo como um todo. A Ribersolo, por sua vez, possui pesquisas avançadas no campo da retenção de carbono no solo, tema presente na agenda de sustentabilidade da agricultura do mundo inteiro e que, em breve, poderá ampliar o portfólio de ofertas da nova empresa.  

Outros caminhos para a expansão incluem a abertura de novos laboratórios em mais estados do Brasil (opção já em estudo), assim como a aquisição de outros “players” do mercado, uma vez que o setor de diagnósticos agrícolas no Brasil é bastante pulverizado.  

Capacitação na agenda 

Com um preço reduzido, os diagnósticos agropecuários oferecem inteligência para a boa gestão econômica da pecuária, onde a nutrição pode representar até 50% dos custos. Já na agricultura, o cuidado com os solos pode alcançar até 30% dos custos. No entanto, ainda há desconhecimento ou desconfiança sobre esses benefícios por uma parte do mercado. 

Para superar esses obstáculos, será potencializada a prática de capacitações oferecidas pela nova empresa. A Ribersolo possui experiência de quatro décadas de atuação com vários tipos de culturas agrícolas em todos os biomas brasileiros. O 3rlab já capacitou mais de 20 mil pessoas no uso e na avaliação das análises agropecuárias, refletindo o DNA de educação do Rehagro. 

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »