AtaNews Publicidade 728x90
10/12/2023 às 12h58min - Atualizada em 10/12/2023 às 12h58min

Idosos que cuidam de cães têm 40% menos riscos de demência, mostra estudo; entenda

Simples fato de levar os cães para passear já ajuda os idosos a se exercitarem e realizarem interações sociais, fatores que previnem a demência

O Globo
Divulgação/Freepik
Vovôs e vovós têm um novo motivo para querer adotar um cachorrinho. Um estudo publicado na edição de dezembro do Preventive Medicine Reports revelou que pessoas com mais de 65 anos e que são tutores de cães tinham 40% menos probabilidade de desenvolver demência.

Segundo os autores, ter um companheiro peludo normalmente aumenta a atividade física e as interações sociais enquanto o tutor leva seu animal doméstico para passear. Ambos fatores são vitais para manter a saúde do cérebro e prevenir o declínio cognitivo.

Demência é uma condição grave de perda de memória, incluindo dificuldades de linguagem, resolução de problemas e outras atividades de pensamento que interferem na vida cotidiana, de acordo com a Associação de Alzheimer. A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, representando de 60% a 80% dos casos.

MAIS SOBRE ALZHEIMER
O Instituto Metropolitano de Gerontologia de Tóquio analisou 12 mil moradores da cidade japonesa e descobriu que ter cães significa que eles terão maior probabilidade de sair de casa, aumentando assim a interação entre humanos e exercitando o cérebro. Após um período de estudo de quatro anos, possuir um cão teve um “efeito supressivo” no desenvolvimento da demência, descreveram os pesquisadores.

“Especificamente, os tutores de cães com hábito de exercício e sem isolamento social tiveram um risco significativamente menor de demência incapacitante”, escreveram os autores no estudo. “Os cuidados com os cães podem contribuir para a manutenção da atividade física, incluindo o hábito de praticar exercícios, e a participação social mesmo diante de restrições às interações como as vivenciadas durante a pandemia de Covid-19”, concluíram os pesquisadores.

Embora a probabilidade de desenvolver demência fosse maior para os tutores de cães que não praticavam exercícios regularmente e estavam socialmente isolados, ainda era menor do que para aqueles que não tinham cachorro e não faziam exercícios ou socializavam.

Enquanto isso, evidências encontradas em estudos recentes — como o feito por pesquisadores da Escola de Psicologia da Universidade de Wollongong e publicado na Revista Internacional de Psicofisiologia — sugerem que passar apenas 20 minutos acariciando um cachorro pode diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, nas pessoas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »