AtaNews Publicidade 728x90
08/12/2023 às 14h12min - Atualizada em 08/12/2023 às 14h12min

Roubos caem 40% e chegam a 35ª semana de queda na região da Cracolândia

Os furtos também caíram 32% na semana analisada

sspsp
Divulgação/sspsp
Os roubos caíram 40% na região da Cracolândia entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro em comparação com o mesmo período do ano passado. Em números absolutos, a redução foi de 174 para 104 ocorrências. 

Esta é a 35ª semana consecutiva que o indicador apresenta queda desde a implementação do monitor das Cenas Abertas de Uso, que passou a apresentar em abril um diagnóstico semanal sobre a criminalidade na região.

Os furtos, por sua vez, recuaram 32% na mesma comparação, de 301 para 204 notificações. 

Na comparação entre a primeira e a última semana de análise dos indicadores, os roubos ainda recuaram 45%. Já os furtos tiveram 107 casos a menos, queda de 34%. 

Ainda no período do dia 27 de novembro a 3 de dezembro, a ação das polícias resultou na prisão em flagrante de 60 pessoas por diversos crimes, como tráfico de drogas, roubo, furto, receptação, estelionato e falsificação de documento. Além disso, 22 procurados pela Justiça foram recapturados.  

Ações na região central

A região central de São Paulo é prioridade da atual gestão, que vem desenvolvendo ações conjuntas com outros órgãos competentes para restaurar e devolver a área das cenas abertas de uso à população paulista. 
Entre as iniciativas mais recentes se destaca o projeto V.I.D.A, que permite o acesso de policiais militares a um sistema que mostra as medidas cautelares impostas pela Justiça a condenados que cumprem pena alternativas à prisão. Na prática, a medida agiliza a consulta e ajuda a combater a reincidência criminal. 

Outra ferramenta é a utilização de 200 tornozeleiras que estão sendo colocadas em condenados liberados em audiência de custódia na capital, sobretudo, presos por violência doméstica. A tornozeleira é colocada e monitorada pela PM no próprio Fórum, assim que o juiz determina sua soltura. 

Reforço no policiamento

O policiamento ostensivo e preventivo foi reforçado com 120 PMs para região central com a Impacto-Centro, que também cobre a área da Cracolândia. Além de mais de 1,5 mil vagas pela Atividade Delegada. 

Pela Polícia Civil é realizada, desde janeiro, a Operação Resgate na região central, que nesta quinta-feira prendeu seis foragidos da Justiça e conduziu outras 51 pessoas flagradas descumprindo medidas cautelares impostas pelo Poder Judiciário. 

Desde janeiro, 814 pessoas já foram presas pela Resgate por tráfico ou descumprimento de medidas cautelares na região central de São Paulo.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »