AtaNews Publicidade 728x90
07/12/2023 às 15h51min - Atualizada em 07/12/2023 às 15h51min

​Araçatuba apresenta resultados da implantação do cuidado farmacêutico na Atenção Básica

Assessoria de Imprensa da PMA
Divulgação/PMA
A Secretaria de Saúde de Araçatuba apresentou, nesta quarta-feira (6), em um evento promovido pelo Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde), no edifício da Fiesp, em São Paulo, um trabalho sobre a experiência do município no Projeto de Implantação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Primária. O município foi representado pela secretária Carmem Guariente e pela dirigente farmacêutica Monica Pagani Canalis.

O Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica acrescenta mais um serviço do farmacêutico, que é o acompanhamento clínico dos pacientes, prioritariamente daqueles que têm doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão. O objetivo é proporcionar condições para que o tratamento desses pacientes seja efetivo, evitando-se intercorrências e sequelas de doenças que são controláveis, buscando cada vez mais melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

O projeto qualificou cinco farmacêuticos, que são os responsáveis pela implantação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica. O projeto forneceu apoio presencial e a distância para a capacitação, através do Proadi – SUS,  uma parceria do Ministério da Saúde, CONASEMS e Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Carmem Guariente, secretária de Saúde de Araçatuba, enfatizou a importância de ir além do fornecimento de medicamentos, ressaltando que cerca de 42% das pessoas não tomam os medicamentos adequadamente. A gestora salientou que a questão não se resume a comprar ou ter acesso aos medicamentos, mas sim a acompanhá-los, fornecer orientações adequadas e compreender as razões por trás da não adesão.

"Não é uma questão de comprar, de ter acesso, mas sim, acompanhar, dar as orientações adequadas, descobrir por que isso acontece, e esse manejo é muito do conhecimento do farmacêutico. A nossa proposta, agora, para o próximo ano, é que esse cuidado farmacêutico, com essas prerrogativas, se estenda para toda a nossa rede", declarou Carmem Guariente.

A participação no evento do Conasems reforça o comprometimento de Araçatuba em compartilhar boas práticas e colaborar para o avanço da saúde pública no Brasil. A cidade continua a trilhar caminhos inovadores para proporcionar um atendimento de qualidade e promover a saúde e o bem-estar da população.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »