AtaNews Publicidade 728x90
05/12/2023 às 16h00min - Atualizada em 05/12/2023 às 16h00min

Fórum em Araçatuba aborda Destino Turístico Inteligente

Assessoria de Imprensa da PMA
Reprodução/PMA
Evento, que reúne prefeitos, gestores, vereadores e servidores nesta quinta-feira (07), compartilha soluções e avanços tecnológicos nos municípios

O uso de tecnologia no fomento ao turismo será um dos temas tratados no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Araçatuba, que acontece nesta quinta-feira (07), no auditório do SEST SENAT.  

O presidente da Agência Tietê Vivo de Desenvolvimento do Turismo Regional, Nelson Eduardo Pereira da Costa, é um dos palestrantes do encontro, promovido pela Rede Cidade Digital em parceria com a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho. O evento reúne prefeitos, gestores, servidores, vereadores e especialistas para tratar de soluções que melhorem a oferta dos serviços públicos à população.

Conforme ressalta o presidente da Agência Tietê, o primeiro passo para que uma cidade se desenvolva economicamente através do turismo é entrar para o Mapa do Turismo Brasileiro. Segundo ele, dos 27 municípios que integram a entidade atualmente, 16 estão no mapa. “Onze precisam ser ajudadas para entrar no mapa. Todo município tem algum potencial turístico e aqui na região nós temos pelo menos 130 pontos de interesse turísticos. O turismo só se desenvolve regionalmente”.

O impacto do turismo no desenvolvimento dos municípios também pode ser impulsionado com a transformação digital do poder público. “É a situação do Araçatuba Digital, que já é um caminho de gestão interna de forma digital e a população também já começa a se ambientar com isso”, argumenta.

De acordo com ele, o Ministério do Turismo elencou 150 requisitos para que um município se torne um Destino Turístico Inteligente (DTI). “Esse é um processo novo no Brasil e vou falar um pouco disso para que os prefeitos e municípios presentes tenham interesse em alcançar essa posição. Primeiramente, pretendo mostrar o que é que o turismo faz na vida das pessoas e o que eles devem fazer”, explica. “O papel do poder público é apoiar a iniciativa privada a desenvolver o turismo”, completa.

As inscrições para o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Araçatuba são gratuitas para servidores públicos, entidades, vereadores e universidades e devem ser feitas pelo sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas.

Prefeitos e gestores de Araçatuba, Castilho, Birigui, Penápolis e de Promissão compartilham os avanços tecnológicos e mostram como as cidades têm investido em tecnologia e inovação visando melhorar o atendimento ao cidadão.

Prefeitos Inovadores – Durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, a Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2023 da região.

Para a seleção e o reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.

No evento, os gestores também poderão conhecer soluções disponibilizadas pelas empresas 1Doc, Placarsoft, Softplan, Aprova, iFractal, Sonner, Evolution Tecnologia Funerária e House Tecnologia. O evento tem o apoio do Gerar e da VotiValley.Serviço:

Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Araçatuba
07 de dezembro de 2023
Local: SEST SENAT (Rodovia Senador Teotônio Vilela Do Km 7500 ao Km 9500Km, Alvorada - Araçatuba, SP)
Horário: Das 8h às 17 horas
Inscrições gratuitas para servidores públicos, entidades e universidades:
https://www.sympla.com.br/rcd
Informações pelo [email protected] ou pelo WhatsApp (41)3015-6812
Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »