AtaNews Publicidade 728x90
05/12/2023 às 12h08min - Atualizada em 05/12/2023 às 12h08min

Tipos de previdência privada: entenda principais características e diferenças de cada uma

Escolher o plano de previdência privada mais adequado para cada caso é chave para garantir uma aposentadoria tranquila

Créditos: iStock
Em meio a constantes mudanças no panorama econômico e incertezas em relação à previdência social, muitos brasileiros têm voltado seus olhares para alternativas que possam garantir uma aposentadoria mais confortável e segura. Assim, a previdência privada surge como uma opção cada vez mais atrativa, permitindo que indivíduos planejem seu futuro financeiro de maneira mais personalizada.

A previdência privada tem ganhado destaque como um complemento à previdência social oferecida pelo governo. Muitas pessoas estão optando por investir em planos privados para garantir uma renda adicional durante a aposentadoria. Uma das vantagens da previdência privada é a variedade de opções disponíveis para atender às diferentes necessidades e aos perfis de investidores.

Dentre as alternativas possíveis, dois tipos ganham destaque. É possível optar por VGBL ou PGBL, isto é, Vida Gerador de Benefício Livre ou Plano Gerador de Benefício Livre, respectivamente. Explorar as nuances e particularidades de cada modalidade é essencial para realizar uma escolha informada e alinhada com o perfil individual do investidor.

O VGBL é uma modalidade de previdência privada que se destaca pela flexibilidade tributária. Nesse modelo, a tributação incide apenas sobre os rendimentos obtidos, o que significa que o investidor paga imposto apenas sobre o ganho de capital no momento do resgate. Isso faz com que essa seja uma opção alternativa para aqueles que planejam manter um perfil de renda mais elevado na aposentadoria.

Já a PGBL apresenta uma particularidade em relação à tributação. Ela permite que o investidor deduza contribuições feitas ao plano base de cálculo do Imposto de Renda, desde que esteja dentro do limite de 12% da renda tributável anual. Essa modalidade é mais indicada para quem tem uma faixa de renda mais alta e pode se beneficiar das deduções fiscais.

Diante das alternativas disponíveis, a escolha entre VGBL e PGBL representa uma decisão estratégica que impactará diretamente a eficácia do plano de previdência privada. Além disso, é possível escolher entre planos de previdência abertos, oferecidos por instituições financeiras, e planos fechados, vinculados a entidades de previdência complementar. Cada modalidade possui características específicas, permitindo que os investidores personalizem sua estratégia de acordo com suas metas e sua tolerância ao risco.

É fundamental que os investidores realizem um planejamento financeiro cuidadoso, levando em consideração fatores como prazo de investimento, perfil de risco e objetivos pessoais. Consultar um profissional de finanças é recomendado para orientar as escolhas mais alinhadas às necessidades individuais e garantir que o plano de previdência privada seja o ideal para a construção de um futuro financeiramente seguro.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »