AtaNews Publicidade 728x90
04/12/2023 às 12h57min - Atualizada em 04/12/2023 às 12h57min

PF combate tráfico internacional de crianças

Os recém-nascidos eram levados de Valinhos/SP para Portugal

Comunicação Social da Polícia Federal em Campinas/SP
Divulgação/Comunicação Social da Polícia Federal em Campinas/SP
Campinas/SP. A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira, 4/12, a Operação Deverra, visando combater o tráfico internacional de bebês recém-nascidos brasileiros, a partir do estado de São Paulo, para o continente europeu.

No total, estão sendo cumpridos seis mandados judiciais (quatro mandados de busca pessoal, um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva), nas cidades de Valinhos/SP e Itatiba/SP.

A investigação teve início no último dia 30 com notícia oriunda do Ministério Público do Estado de São Paulo de que um bebê recém-nascido na cidade de Valinhos/SP, que ainda se encontra no hospital, havia sido abandonado pela mãe e foi registrado como filho de um homem de nacionalidade portuguesa.

As suspeitas recaíram no possível tráfico internacional de bebês, e verificou-se que em menos de um mês, o mesmo homem de nacionalidade portuguesa havia registrado outra recém-nascida no mesmo hospital como sua filha.

A Polícia Federal constatou que esses registros de paternidade se deram por uso de documentos falsos perante a Justiça Estadual, em juízos diferentes, acompanhados de pedidos de guarda unilateral dos bebês, o que lhe permitiria sair do país sem anuência da mãe.

Pelos delitos apurados até o momento, os envolvidos poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de crianças, registro falso, promoção de ato destinado ao envio de criança ou adolescente para o exterior com inobservância das formalidades legais ou com o fito de obter lucro, entre outros delitos que poderão ser melhor definidos após a análise do material apreendido, podendo a pena ultrapassar 18 anos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »