AtaNews Publicidade 728x90
29/11/2023 às 17h57min - Atualizada em 29/11/2023 às 17h57min

Saúde do homem é tema de palestra na Ritinha Prates

Assessoria de imprensa, Marcelo Teixeira
Foto: Divulgação

Câncer de próstata, sintomas, diagnóstico e tratamento acerca da doença foram temas da palestra "Saúde do Homem de Novembro a Novembro" realizada na Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, em Araçatuba (SP).

 

A ação contou com a presença de profissionais da entidade e foi ministrada pela fisioterapeuta pélvica Camila Santos. O evento fez parte da campanha Novembro Azul, que visa conscientizar a sociedade com foco nos homens, para os cuidados de doenças masculinas.

 

"A palestra teve como foco a conscientização, prevenção e identificação dos fatores que podem levar ao câncer de próstata, tendo em vista que a grande maioria dos homens em especial da área da saúde cuidam dos outros, mas esquecem de si mesmos", destacou Camila.

 

Durante o evento, foram debatidos assuntos relacionados à doença, entre eles o que é, quais os principais sintomas, fatores de risco, tratamentos, prevenções e os colaboradores participaram de dinâmica para conhecer o corpo humano e identificarem a próstata.

 

"Por preconceito, vergonha e até medo muitos homens deixam de fazer os exames que poderiam detectar o câncer de próstata a tempo de curá-lo. Por isso, é necessário destacar que a única maneira de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce", afirmou Camila.

 

Ao final da palestra, os participantes esclareceram dúvidas, receberam lembranças e participaram de coffee break.

Ritinha Prates

 

Sem fins lucrativos, a Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates (AAERP) existe desde 1977. Trabalha na área da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates (HNRP), com a prestação de serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas, auditiva, física e visual. O HNRP atende atualmente 60 usuários em regime de internação hospitalar (cuidados de longa permanência).

 

Em março de 2021, a entidade iniciou os trabalhos da UCP (Unidade de Internação em Cuidados Prolongados), que conta com 24 leitos destinados ao acompanhamento de usuários com quadro clínico estável, mas que necessitam permanecer sob cuidados especializados por mais tempo. O objetivo é estimular a rápida recuperação e a reabilitação do usuário. Na unidade são atendidos usuários dos 11 municípios da área central da DRS-2 (Departamento Regional de Saúde), que são: Araçatuba, Auriflama, Guzolândia, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Bento de Abreu, Guararapes, Rubiácea, Bilac, Santo Antônio do Aracanguá e Valparaíso.

 

A entidade também é a mantenedora do Centro Especializado em Reabilitação IV – Ritinha Prates (CER IV Ritinha Prates). Entre os seus valores está o tratamento humanizado, além do respeito a conceitos éticos, morais, ambientais e filantrópicos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »