AtaNews Publicidade 728x90
16/11/2023 às 14h50min - Atualizada em 16/11/2023 às 14h50min

Todo mundo pode ser MEI? Tire suas dúvidas e veja quais as vantagens e desvantagens!

assessoria de imprensa, Patrícia Luyze
Imagem de nappy / Pexels
Existem diversas dúvidas quando começamos a falar MEI. Por este motivo, além de mostrar as vantagens e desvantagens, falaremos se todos podem ser MEI.

Se você pretende se tornar um Microempreendedor Individual é preciso ficar atento porque existem algumas situações que não permitem que você se torne um MEI. A chegada desta forma de se tornar uma pessoa jurídica, em 2008, tirou diversas pessoas que trabalhavam de forma informal. Porém, nem todos os trabalhadores conseguem utilizar este benefício.

Atualmente, no Brasil, de acordo com o estudo que tem nome de "Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais", divulgadas pelo IBGE, são mais de 13 milhões de MEIs no país.

Se você deseja se tornar um MEI, é importante saber que o faturamento poderá ser de até R$81 mil no ano (ou R$ 6.750 por mês), não será possível ter um sócio e poderá ter apenas um funcionário. Então, se você pretende faturar um valor maior do que este, terá que ver outra alternativa.

Com a MEI aberta, o empreendedor terá a oportunidade de emitir nota fiscal, pois possuirá um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Através do pagamento de uma taxa mensal (Documento de Arrecadação do Simples Nacional - DAS), é uma forma de contribuir para o INSS e usufruir dos benefícios como, por exemplo, aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença, dentre outros.

Este é um ponto positivo de ser MEI, afinal, este processo de nota fiscal não é burocrático e as taxas são bem reduzidas.

Mas todo mundo pode abrir uma MEI?

A resposta é não. Existem algumas pessoas que não conseguirão se tornar um Microempreendedor Individual. São eles:
  • Pessoas que recebem aposentadoria por invalidez;
  • Pensionistas ou servidores públicos federais que estão em atividade;
  • Estrangeiros que tenham visto provisório;
  • Pessoas que já têm outra empresa aberta, sendo sócio ou titular; dentre outras.
Por isso, você deve ficar de olho em algumas regras antes de dar andamento no processo.
Um ponto importante, se você já trabalha com carteira assinada, mas quem abrir uma MEI, é possível. Porém, em caso de demissão sem justa causa você perde o direito do seguro-desemprego. Mas é essencial ficar de olho porque, mesmo assim, existem algumas situações em que não poderá ter as duas coisas.

Além disso, existem algumas profissões que não se encaixam na categoria como: médicos, nutricionistas, contadores, dentistas, profissionais de educação física, jornalistas, dentre outros.

Que tipos de negócios consigo abrir com uma MEI?
Se você está buscando por ideias de negócios online para MEI, é essencial ficar atento nas oportunidades que podem surgir para se tornar um empreendedor.

Para te ajudar, listaremos algumas categorias que fazem parte das profissões que se encaixam na abertura da MEI. São elas: Comerciante, agente de viagens, artesão, costureira, eletricista, fotógrafo, pedreiro, motoboy, dentre outros. São diversas opções, afinal de contas, temos mais de 466 atividades que estão na lista de permissões permitidas para se tornar um MEI.

Uma das ideias, principalmente para as pessoas que querem investir na internet, é a abertura de um negócio para vender itens produzidos por você ou comprados em fornecedores. Além disso, se você for fotógrafo, por exemplo, poderá utilizar o ambiente digital para divulgar o seu trabalho e, consequentemente, aumentar a lista de clientes.

Um ponto que você deve prestar atenção é que a MEI não pode ter filial. Por este motivo, se você pretende ampliar, no futuro, o seu negócio, é necessário fazer uma avaliação antes de dar andamento na abertura da empresa.

Por exemplo, se você tem hoje uma esmalteria pequena e começa a aumentar o número de clientes, poderá despertar o interesse em abrir outros pontos de atendimento pela sua cidade. Nesse caso, será preciso passar de MEI para ME.

Mas, se no começo desejar ser microempreendedor individual, saiba que a abertura da MEI é fácil e acontece 100% online, para facilitar ainda mais a vida de quem quer se tornar um empreendedor. Basta você acessar o site do Portal do Empreendedor e colocar completar o formulário de cadastro com informações solicitadas. Para abrir uma MEI não é necessário fazer o pagamento de nenhuma taxa.

Com toda a ideia do segmento que será trabalhado na cabeça e a MEI aberta, não esqueça de traçar um bom plano de negócios para que você consiga chegar ao sucesso. As estratégias, principalmente, no início farão toda a diferença no resultado.
Agora, conte para gente qual é a sua ideia de negócio online. Escreva tudo nos comentários.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »