AtaNews Publicidade 728x90
11/11/2023 às 19h07min - Atualizada em 11/11/2023 às 19h07min

Lava Jato deverá ser assumida por juiz que assinou a soltura de Lula

Assessoria de imprensa
Foto: Juiz federal Danilo Pereira Júnior
Durante seu exercício na 12ª Vara Federal, Pereira Júnior, seguindo a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a prisão após o trânsito em julgado de um processo, assinou a soltura do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novembro de 2019

O juiz federal Danilo Pereira Júnior deverá assumir como titular na 13ª Vara de Curitiba. Ele se inscreveu na disputa pelo cargo e aparece em primeiro lugar entre os candidatos. A escolha do critério é por antiguidade e o juiz ainda precisa ser referendado pela Corte Administrativa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Responsável pelos processos remanescentes da Operação Lava Jato no Paraná, a repartição já teve entre seus titulares o ex-juiz e atual senador Sergio Moro.

Durante seu exercício na 12ª Vara Federal, Pereira Júnior, seguindo a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a prisão após o trânsito em julgado de um processo, assinou a soltura do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novembro de 2019. Entretanto, em janeiro do mesmo ano – em comunhão com o entendimento dos demais membros da 8ª Turma do TRF-4 – o juiz negou um pedido da defesa de Lula que solicitava um novo interrogatório ao petista.

Pereira Júnior, que ainda é titular na 12ª Vara Federal, já havia substituído membros do TRF-4 e atuado na análise de recursos relacionados à Lava Jato. Com a convocação, o juiz ocupará o cargo na segunda instância da Justiça Federal dos três estados do sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Sua atuação na Lava Jato será julgada pela Corte Administrativa, competente por avaliar a regularidade do magistrado nos casos de votação em que já esteve envolvido.
Formado em direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, em 1989, e especializado em direito tributário pela PUC-PR, Danilo Pereira Júnior atuou como servidor público estadual de 1981 e 1996, tal como advogado entre 1990 e 1996. Ingressou na Justiça Federal por concurso público em 26 de junho de 1996.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »