AtaNews Publicidade 728x90
16/07/2024 às 02h25min - Atualizada em 17/07/2024 às 07h16min

Qual a importância de celebrar o Dia de Proteção às Florestas?

Biomas nativos da Amazônia e Cerrado foram as mais desmatados em 2023

Aline Oliveira
Senac EAD
Freepik
O Dia de Proteção às Florestas, celebrado em 17 de julho, é uma data significativa para toda sociedade, por lembrar a importância de preservar os recursos naturais existentes no país e a qualidade de vida proporcionada a toda sociedade.

De acordo com o SNIF (Sistema Nacional de Informações Florestais) do IBGE, a área total de florestas nativas brasileiras, considerando todos os biomas, totaliza mais de 497.962.509 de hectares, ou 58% da área total do país. Já o número de espécies vegetais chega a 46 mil espécies.
Contudo o desmatamento para uso comercial tem provocado mudanças climáticas drásticas, resultando nas ocorrências de intempéries intensas, em termos de chuvas, secas e geadas.

Uma informação preocupante foi divulgada pelo projeto MapBiomas, que trabalha com monitoramento de focos de desmatamento nas áreas florestais nacionais. Em 2023, os biomas da Amazônia e Cerrado, totalizaram mais de 85% do espaço total desmatado do país.

Além disso, um estudo recente, liderado por pesquisadores da USP e publicado na Revista Science, destacou a “Lista Vermelha” de quase 5 mil espécies de árvores com risco de extinção, as quais existem somente na Mata Atlântica. Em outras palavras, 82% das mais de 2.000 espécies exclusivas do bioma estão ameaçadas.

No estudo são citadas espécies, como: Pau-Brasil, Araucária, Palmito-juçara, Jequitibá-Rosa, Jacarandá-da-Bahia, Braúna, Cabreúva, Canela-Sassafrás, Imbuia, Angico e Peroba. Outra informação importante foi uma projeção apontada, a partir da análise de dados: entre 35% e 50% das árvores do planeta estão ameaçadas de extinção, em razão do desmatamento.

Com esse entendimento, é fundamental que relatórios, pesquisas, monitoramentos, entre outros processos sejam efetuados, com objetivo de proteger as florestas e biomas brasileiros. Esse trabalho é realizado por técnicos e pesquisadores em meio ambiente, cursos oferecidos no portfólio do Senac EAD.

Sendo assim, quem deseja iniciar uma carreira na área, tem a possibilidade ingressar no curso técnico em Meio Ambiente. A instituição disponibiliza ainda, opções de: graduação, pós-graduação, cursos livres e de extensão universitária. Acesse o site e confira as opções.

Sobre o Senac EAD

Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo a todo o Brasil e apoiado por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Aline de Oliveira Silva
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »