AtaNews Publicidade 728x90
06/11/2023 às 14h01min - Atualizada em 06/11/2023 às 14h01min

Lula lança “Desenrola da Educação” para renegociar dívidas do Fies

Nesta terça-feira (7/11), agências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil atenderão estudantes para quitar dívidas

Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançará um “Desenrola da Educação” para a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (6/11) e deverá começar a valer na terça-feira (7/11), impactando mais de um milhão de pessoas.
“A partir de amanhã as agências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil poderão receber clientes do Fies”, disse Camilo. Uma linha de telefone 0800 também será instalada para atender quem precisa refinanciar a dívida.


O ministro da Educação falou ainda que a renegociação poderá diminuir em 99% a dívida. Segundo a lei, esse será o caso de estudantes com débitos vencidos e não pagos por um período maior que 360 dias, completos em junho deste ano, do valor consolidado da dívida, no caso de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

“O importante é agilizar e deixar seguro para essas pessoas o que está garantido pela lei e pelo presidente, que é o direito de tirar o nome sujo do mercado. Recebi depoimentos de pessoas sem perspectiva, deviam e não conseguiam emprego”, afirmou Camilo.

O pronunciamento do ministro ocorreu ao lado do novo presidente da Caixa Econômica, Carlos Viana.

“Sucesso” no Enem
O ministro da Educação ainda refletiu ter sido “positivo” o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nesse domingo (5/11).

“Pelo balanço geral consideramos uma execução de sucesso, com aumento comparado no ano passado. Estávamos em curva descendente de inscritos, esse ano tivemos quase meio milhão de novos inscritos”, afirmou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »