AtaNews Publicidade 728x90
04/11/2023 às 18h17min - Atualizada em 04/11/2023 às 18h17min

Lula usa uma jaca para dar orientação errada a estudantes que farão prova do Enem

Dos jardins do Alvorada, presidente diz para estudantes se manterem tranquilos na véspera da prova, que o Brasil precisa de 'gente competente' para prosperar e a educação é o caminho

Assessoria de imprensa
Foto: Reprodução/Instagram
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mandou um recado para os estudantes candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre neste domingo (5), em todo o país. Em um vídeo gravado hoje sábado (4) pela primeira dama Janja da Silva nos jardins do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República em Brasília, o presidente surge de bermuda, camiseta, óculos de sol e chapéu segurando uma jaca, segundo ele, “dura”.
Lula começa a publicação dizendo para que os candidatos não confundirem a fruta com uma uva, caso caia uma questão relacionada a ela na prova. Em seguida, recomenda a eles tranquilidade, que tirem o sábado para "estudar o que falta" - contrariando a orientação de muitos professores, que recomendam apenas o relaxamento na véspera do exame - e não se atrasem para chegar aos locais de prova. Como tradição, os portões serão fechados pontualmente às 13h.

“Amanhã é um dia muito importante na vida de vocês. Vocês precisam hoje se prepararem, não deixar que nada, nada, nada abale o sistema psicológico de vocês. Não briguem com o pai, não briguem com a mãe, com a irmã, com o irmão, não briguem com o primo. Hoje é um dia de muita tranquilidade, de você estudar o que falta estudar porque amanhã você tem que chegar no horário para fazer o Enem”, diz ele.

Ainda se dirigindo aos candidatos, o presidente da República diz que, após a aprovação no Enem, a vida desses estudantes vai mudar. “Porque o Brasil precisa muito, muito de gente competente, de gente bem formada, de bons profissionais e somente a Educação é capaz de garantir isso”, ressaltou. 
 
A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 ocorre amanhã domingo, em todo o Brasil.  O exame terá 90 questões objetivas sobre linguagens e ciências humanas, além da redação dissertativa-argumentativa de até 30 linhas.

Estudantes de todo o país que se inscreveram poderão realizar a prova, mas o exame só terá validade para ingressar na universidade para aqueles que já concluíram o ensino médio. Os candidatos devem levar um documento oficial com foto e caneta esferográfica com tinta preta fabricada em material transparente.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »