AtaNews Publicidade 728x90
23/10/2023 às 17h01min - Atualizada em 23/10/2023 às 17h01min

Bebê morre em Minas após tomar mistura de leite, fubá, sal e açúcar

Família disse que alimentava a menina com o preparo há mais de um mês

Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação
Uma bebê de 3 meses morreu, na madrugada desta segunda-feira (23 de outubro), na cidade de Varzelândia, no Norte de Minas. A principal causa da morte — apontada pelos médicos — é de uma obstrução após a menina tomar leite de caixinha misturado com fubá, açúcar e sal. 

Inicialmente, os médicos suspeitaram de envenenamento. A menina apresentava dificuldade respiratória quando foi levada pelos pais até a unidade de saúde. Foi necessária a utilização de manobras de primeiros socorros, além de medicação intravenosa, mas o bebê não resistiu e morreu. 

O médico apontou que “possivelmente o bebê foi alimentado indevidamente e que este seria a causa da dificuldade em respirar”. Os pais disseram que a criança, desde que nasceu, não toma leite materno. Por isso, desde os 2 meses de vida, a alimentação dada era composta por leite de caixinha, fubá, açúcar e sal. No final da noite desse domingo (22 de outubro), após 20 minutos da alimentação, a criança começou a chorar muito. Os pais se preocuparam e a levaram ao hospital com dificuldade respiratória.

Após a constatação do óbito, o médico disse que a bebê já chegou com “quadro de dispneia com baixa perfusão, pele fria e uso da musculatura acessória”. Foi identificada a insuficiência respiratória aguda e foi ofertado oxigênio na máscara, além da nebulização com outros medicamentos, mas o quadro evoluiu para o óbito. 

Durante o atendimento, foi observada muita secreção saindo pela boca e pela narina. Durante a aspiração, a equipe percebeu a presença de secreção esbranquiçada e grumos (material coagulado). Na ficha médica, o óbito foi finalizado como obstrução por alimentos. Segundo o boletim de ocorrência, a família já tinha sido informada de que o leite de caixinha poderia causar obstrução das vias aéreas da criança. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »