AtaNews Publicidade 728x90
11/10/2023 às 09h52min - Atualizada em 11/10/2023 às 09h52min

Primeiro voo com brasileiros de Israel desembarca em Brasília

Desses 211 passageiros, 107 desembarcaram em Brasília, enquanto os outros 104 prosseguiram sua jornada para o Rio de Janeiro em duas aeronaves da FAB

Agência Brasil
Foto: Divulgação
O primeiro voo de repatriação com cidadãos brasileiros procedentes de Israel aterrissou em Brasília por volta das 4h10 desta quarta-feira (11). A aeronave em questão era um KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), transportando 211 passageiros, partindo de Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) do dia anterior, realizando um voo direto de aproximadamente 14 horas até a capital federal.

Desses 211 passageiros, 107 desembarcaram em Brasília, enquanto os outros 104 prosseguiram sua jornada para o Rio de Janeiro em duas aeronaves da FAB.

A iniciativa de repatriar os brasileiros foi mobilizada pelo governo federal devido aos recentes confrontos entre Israel e o grupo Hamas, no Oriente Médio, que se iniciaram no fim de semana anterior. Estão programados mais quatro voos até o próximo domingo, como parte da chamada "Operação Voltando em Paz", que é coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. Nesse primeiro estágio, a intenção é trazer de volta ao Brasil cerca de 900 brasileiros que se encontram em Israel e na Palestina.

As próximas aeronaves que realizarão repatriações pousarão nas cidades do Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, sendo as duas últimas também no Rio de Janeiro. A empresa aérea Azul assumirá o custo das passagens para o deslocamento até os destinos finais em parceria com a Presidência da República.

O Itamaraty já coletou informações de pelo menos 2,7 mil brasileiros que manifestaram interesse em sair da região e retornar ao Brasil. A maioria deles são turistas que estavam visitando Tel Aviv e Jerusalém quando o Hamas, no último sábado, lançou um ataque contra o território israelense, desencadeando uma forte resposta militar por parte de Israel, que passou a bombardear a Faixa de Gaza.

A ministra substituta das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, enfatizou o objetivo do governo de repatriar todos os brasileiros. Ela, juntamente com o ministro da Defesa, José Múcio, e o comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, recepcionaram os repatriados na Base Aérea de Brasília.

Nesse primeiro estágio, o Itamaraty priorizou o retorno dos cidadãos que residem no Brasil e estavam na região do conflito sem passagens de volta. Uma segunda fase da operação está sendo planejada após a conclusão desses primeiros cinco voos.

No que diz respeito ao ataque no fim de semana, dois brasileiros, Ranani Nidejelski Glazer e Bruna Valeanu, ambos com 24 anos, perderam a vida. Ambos foram vítimas do ataque do Hamas durante um festival de música eletrônica próximo à Faixa de Gaza, no sul de Israel. De acordo com informações da imprensa israelense, 260 mortes já foram confirmadas no local.

Além disso, há uma brasileira desaparecida, Karla Stelzer, carioca de 41 anos que reside em Israel há mais de uma década e também participava do evento Universo Paralello.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, aproximadamente 14 mil brasileiros vivem em Israel, e cerca de 6 mil na Palestina. Além disso, muitos turistas visitam a região, seja para conhecer locais considerados sagrados, seja para participar de eventos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »