AtaNews Publicidade 728x90
05/10/2023 às 16h04min - Atualizada em 05/10/2023 às 16h04min

Grupo que matou médicos no Rio disparou mais de 30 tiros contra vítimas; veja o passo a passo da execução

Ataque aconteceu na madrugada desta quinta-feira, 5, em um quiosque Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, e causou a morte de três médicos

Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação
Mais de 30 tiros foram disparados contra médicos mortos em um quiosque na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, na madrugada desta quinta
O assassinato de três médicos ortopedistas na orla da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, foi gravado por imagens de câmeras de segurança de um quiosque localizado próximo ao local do crime.

O ataque aconteceu na madrugada desta quinta-feira, 5, e causou a morte de Diego Ralf Bomfim, de 35 anos, irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP), Marcos Andrade Corsato, de 62 anos, e Perseu Ribeiro Almeidac, 33 anos. Uma quarta vítima, identificada como Daniel Sonnewend Proença, 32 anos, levou mais de três tiros, mas sobreviveu e está no Hospital Municipal Lourenço Jorge.

De acordo com a secretaria de Saúde do Rio, o quadro de Proença é estável. Pela gravação, é possível ver que o ataque levou cerca de 30 segundos. Segundo a polícia local, foram disparados ao menos 33 tiros de pistola 9mm. Até o início da tarde, a principal linha de investigação é que os médicos foram mortos por engano, mas outras hipóteses não são descartadas, inclusive de uma execução e de motivação política. Confira abaixo o que se sabe sobre a mecânica do crime:

Assassinos chegam ao local: O grupo que promoveu a ação contra os ortopedistas chegou ao local às 0h59 desta quinta-feira. O grupo composto por ao menos quatro pessoas estava em um carro branco, que é estacionado em cima da faixa de pedestre com a luz de freio acionada, próximo à mesa onde estavam os quatro médicos conversando e consumindo no local. Os autores dos disparam saem armados do veículo, um por cada porta – sendo o carona e outros dois passageiros da parte de trás – e correm em direção aos ortopedistas, o que leva cerca de dois segundos.

Início dos disparos: Os tiros são iniciados quando os criminosos se aproximam da mesa em que os médicos estavam. Pelas imagens, é possível ver que os quatro homens só percebem o grupo quando os disparados começam a ser efetuados. Outros clientes que estavam no local, e não foram feridos, começam a correr em direção oposta aos criminosos.

Perseu Almeidac e Diego Bomfim são os primeiros atingidos: As imagens também esclarecem que os médicos Perseu e Diego foram os primeiros atingidos. Eles recebem os tiros e caem das cadeiras. Também é possível ver que Perseu rola para trás e tenta escapar se arrastando para a área de trás do quiosque, mas um dos criminosos volta e efetua novos disparos. Por sua vez, o irmão de Sâmia Bonfim primeiro cai para frente e depois no chão. Cerca de cinco segundos depois ele volta a se mexer a cabeça, mas recebe novos disparos.

Marcos Corsato morre sentado: Por sua vez, Marcos Andrade Corsato, de 62 anos, é atingido e permanece sentado. Vídeos gravados por testemunhas após o ataque confirmam que o médico morreu sentado.

Daniel Proença sobrevive: Os tiros duraram cerca de dez segundos. Após os primeiros disparos, dois criminosos voltam para o carro e um terceiro retorna para atirar em Daniel, que foi atingido ao menos três vezes em frente à mesa. Ele foi socorrido e está no Hospital Municipal Lourenço Jorge. De acordo com a secretaria de Saúde do Rio, o quadro é estável.

Criminosos fogem do local: Cerca de 25 segundos após o início do ataque, o grupo retorna ao veículo e foge do quiosque. A gravação continua e mostra outro cliente retornam a uma mesa para pegar seus pertences. Ao fundo, ainda é possível ver Daniel mexendo o braço e Diego volta a movimentar a cabeça pela última vez.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »