AtaNews Publicidade 728x90
02/10/2023 às 16h24min - Atualizada em 02/10/2023 às 16h24min

Quais os perigos de usar óculos com grau incorreto?

Conheça os riscos do grau incorreto à saúde dos olhos e outros hábitos prejudiciais para a visão

Assessoria de imprensa
iStock
Quando se fala em saúde ocular, os óculos são provavelmente a primeira coisa que vem na mente das pessoas. Hoje disponíveis nas mais diversas cores e formatos, eles são grandes aliados para corrigir os principais problemas de visão.
 
Justamente por ser uma ferramenta tão importante, eles carecem de cuidado. Um deles é checar nos primeiros dias de uso se o grau está realmente de acordo com o colocado na receita do oftalmologista.
 
Viver com um óculos de grau incorreto pode acarretar certos problemas. Entenda mais sobre o assunto abaixo.
 
Usar óculos com grau incorreto é perigoso?
Os estudos mais recentes mostram que não há grandes perigos no uso de óculos com grau incorreto para o olho em si, ou seja, nenhuma estrutura desse órgão ficará prejudicada. Isso porque os erros de refração para quem tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo progridem independentemente dos óculos.
 
No entanto, a situação muda quando falamos de crianças. Devido ao organismo delas ainda estar em desenvolvimento, incluindo a visão, os problemas oculares podem se agravar de forma bem mais rápida nessa faixa etária. Por isso, quando o óculos não está de acordo com a receita, elas podem sofrer mais prejuízos que os adultos.
 
Como saber se seu óculos está com grau incorreto?
Só porque o grau incorreto do óculos não causa prejuízos aos olhos dos adultos não significa que isso não gera incômodos. Como o processo de enxergar não é feito corretamente, o olho sofre um grande estresse, provocando sintomas negativos no corpo.
 
Dor de cabeça, náuseas, tontura, ardência e coceira nos olhos e até ver imagens duplicadas são algumas das consequências do grau incorreto. Sem falar nos perigos que surgem por não se enxergar bem, como o risco de causar acidentes de carro ou em maquinário de fábricas e obras.
 
Para evitar esses problemas, é de extrema importância procurar um profissional da faculdade de optometria para avaliar seu grau atual e realizar a troca, caso a lente não tenha sido confeccionada corretamente. Vale ainda ressaltar que o recomendado é ir ao oftalmologista a cada seis meses ou anualmente.
 
Outros hábitos que podem fazer mal à visão
Usar óculos com grau incorreto não é a única coisa que pode trazer incômodos à visão. Outros hábitos também provocam problemas, tais como:
  • Mexer nos olhos sem higienizar as mãos.
  • Uso de colírio sem orientação médica.
  • Utilizar óculos de grau falso.
  • Não corrigir o grau de tempos em tempos.
  • Passar muito tempo em frente ao computador e ao celular.
  • Não tirar as lentes de contato para dormir ou na hora do banho.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »