AtaNews Publicidade 728x90
20/09/2023 às 19h22min - Atualizada em 20/09/2023 às 19h22min

Novo teste que detecta Alzheimer com exame de sangue chega ao Brasil

Teste já estava disponível nos EUA desde 2022 e chegou no Brasil este ano; para detectar Alzheimer, basta uma amostra de sangue

Olhar Digital
Imagem: Saiful52/Shutterstock
Um novo teste para diagnosticar Alzheimer de forma mais simples chegou ao Brasil. Trata-se do exame PrecivityAD2, que usa apenas uma amostra de sangue do paciente para detectar se ele tem os componentes que indicam a doença ou não. O método foi desenvolvido pela start-up norte-americana C2N Diagnostics e será implementado por aqui pelo Grupo Fleury.

Como funciona o exame para diagnóstico de Alzheimer
A abordagem adotada pelo Grupo Fleury no Brasil consiste na coleta de uma amostra de sangue do paciente.
Ela, então, é enviada aos Estados Unidos e analisada por um processo chamado espectrometria de massa (EM) de alta resolução, que procura pela presença (ou ausência) das alterações cerebrais que caracterizam o Alzheimer, como as proteínas beta-amiloides e tau.
O resultado fica pronto em até 20 dias.
Segundo comunicado do Grupo Fleury, a precisão do exame é de 88% e comparável ao das imagens PET-amiloide cerebral, um procedimento já conhecido no diagnóstico da doença. No entanto, esse outro exame é invasivo e expõe os pacientes à radiação.

Benefícios
Além de não ser invasivo de qualquer forma, necessitando apenas da coleta do sangue, o exame pode confirmar ou descartar um diagnóstico de Alzheimer. Isso é importante porque outros procedimentos para detectar a doença podem se confundir com sinais de outras doenças, como depressão, demência vascular ou problemas metabólicos.

Edgar Gil Rizzatti, presidente de Unidades de Negócios Médico, Técnico, de Hospitais e Novos Elos do Grupo Fleury, destaca a importância do diagnóstico precoce.

O diagnóstico precoce da doença de Alzheimer impacta diretamente nas intervenções clínicas relacionadas à doença, algo que resulta em um desfecho clínico mais favorável ao paciente. Essa inovação traz um benefício imenso à sociedade, visto que não é procedimento radioativo ou invasivo como outros que existem para detecção ou exposição desnecessária à radiação.

Edgar Gil Rizzatti

Quem pode usar, onde e quanto custa
O exame é feito sob pedido médico para pessoas que já suspeitam de um quadro de Alzheimer, não servindo como método de triagem da doença.

No Brasil, o PrecivityAD2 custa R$ 3,6 mil e pode ser encontrado nos laboratórios do Grupo Fleury no Estado de São Paulo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »