AtaNews Publicidade 728x90
20/09/2023 às 17h34min - Atualizada em 20/09/2023 às 17h34min

Onda de calor atinge todas as regiões do país e temperaturas podem chegar a 45ºC

MetSul alerta que calor será 'tão extremo que será perigoso e oferecerá risco à saúde e à vida'

Assessoria de imprensa
Uma onda de calor vai atingir o Brasil nas próximas duas semanas. Segundo a MetSul, as cinco regiões do Brasil serão atingidas pelo fenômeno, que pode provocar as maiores temperaturas do mês de setembro e até quebrar recordes em alguns lugares. O pico do calor deve se dar entre o final desta semana e o começo da semana que vem.
Uma massa de ar extremamente quente vai cobrir o país nos próximos dias. Na segunda metade da semana, a massa de ar se reforça ainda mais com temperaturas atipicamente elevadas. O calor intenso e extremo pode ser perigoso.

Quais estados serão atingidos pela onda de calor?
A previsão indica que temperaturas em torno de 40ºC serão registradas, por exemplo, no Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.

Segundo o alerta da MetSul, os estados mais afetados serão Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades. Na região do Pantanal e proximidades, as temperaturas podem ser ainda mais extremas.

As altas temperaturas devem ser registradas também em muitas cidades do Norte, de Goiás, do Sudeste do Brasil e de alguns estados do Nordeste, como no Oeste da Bahia, no Maranhão e no Piauí. No Rio de Janeiro, alguns pontos do estado também podem superar os 40ºC no próximo fim de semana. Em Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o Noroeste do estado devem ser as áreas mais afetadas pelo calor extremo.

Recordes de temperatura
A maior temperatura registrada oficialmente até hoje no Brasil foi de 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020, ressalta a MetSul. Segundo a consultoria, recordes mensais, e em algumas cidades até absolutos, podem ser superados durante esta onda de calor extremo.
A cidade de São Paulo é um dos locais em que a temperatura pode bater recordes. Entre os muitos dias de calor intenso a extremo no estado, a temperatura ficará perto ou acima de 40ºC. No interior e na capital há chance de marcas tão altas quanto 38ºC a 41ºC.


 
  1. Pará (áreas sudoeste e sudeste);
  2. Tocantins (partes ocidental e oriental);
  3. Mato Grosso (nas partes nordeste, sudeste, sudoeste e norte);
  4. Goiás (nas áreas central, sul, norte e noroeste);
  5. Mato Grosso do Sul (todo o Estado);
  6. São Paulo (todo o Estado);
Defesa Civil alerta para altas temperaturas e baixa umidade no interior de SP
Regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto, Bauru e Marília (SP) podem chegar aos 41ºC até domingo (24).

A Defesa Civil do estado emitiu um alerta o registro de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar no interior de SP, de quarta-feira (20) a domingo (24).

Segundo a Defesa Civil, as regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto, Bauru e Marília (SP) podem chegar aos 41ºC e apresentar umidade relativa do ar abaixo dos 20%.

As condições aumentam o risco de incêndios, principalmente em regiões com vegetação seca, por isso é importante não colocar fogo para limpeza de galhos e folhas.
Durante o período, é indicado que as pessoas se mantenham hidratadas, evitem exposição ao sol e práticas esportivas durante a tarde, utilizem vaporizadores de ambiente ou toalha umedecida, apliquem soro fisiológico nos olhos e narinas.4




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »