AtaNews Publicidade 728x90
18/09/2023 às 18h25min - Atualizada em 18/09/2023 às 18h25min

Onda de calor: Inmet emite alertas de baixa umidade do ar para 16 estados

Brasil tem regiões em que a umidade deve variar entre 20% e 12% nesta segunda. Em outra previsão, que vale até quinta, 16 estados e DF estão sob condições que devem limitar a umidade a entre 30 e 20%.

Assessoria de imprensa
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de baixa umidade relativa do ar para os próximos dias em várias partes do país. Há previsão de que 16 estados e mais o Distrito Federal sejam afetados.

O primeiro comunicado do Inmet é um alerta laranja (que significa "perigo") e é válido até as 18h desta segunda-feira (18) para seis estados. Segundo o órgão, o índice de umidade deve ficar entre 20% e 12% em áreas do Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia.

O segundo alerta ativo é da categoria amarela, que quer dizer "perigo potencial", e tem validade até as 22h de quinta-feira (21). Ele abrange uma área maior do país 

Ao longo da semana, é provável que o Instituto faça novas atualizações nos alertas, já que o pico da onda de calor está previsto para sábado e o bloqueio atmosférico que favorece as altas temperaturas ainda está ganhando força no centro do país.
Alerta amarelo até quinta-feira (21)
Cuidados básicos
A baixa umidade do ar pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

O órgão orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades física, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.


Alagoas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Goiás
Maranhão
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
São Paulo
Sergipe
Tocantins

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »