AtaNews Publicidade 728x90
17/09/2023 às 15h05min - Atualizada em 17/09/2023 às 15h05min

Terapia das cores: conheça os benefícios da cromoterapia para a saúde

Técnica é utilizada para promover equilíbrio entre corpo e mente, auxiliando no tratamento de diversos problemas de saúde

Assessoria de imprensa, Giovanna Scarparo
Créditos: iStock
Você sabia que o simples uso das cores pode ser o suficiente para auxiliar na correção de diversas desordens do nosso organismo? É nisso que consiste a chamada cromoterapia, uma técnica complementar que busca atingir o equilíbrio entre corpo e mente, através das vibrações proporcionadas por diferentes grupos de cores.

A cromoterapia é um método que gera uma certa divisão na medicina. Ainda não existem conclusões científicas muito concretas sobre seus benefícios, e, por isso, o Conselho Federal de Medicina não a considera como um tratamento válido. Por outro lado, a terapia é aprovada e até mesmo oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sempre de forma complementar, ou seja, ela não substitui os métodos convencionais.

O objetivo da cromoterapia é utilizar as cores de diferentes formas (luzes, roupas, líquidos, etc.) para promover estímulos que contribuam com a saúde mental e física, em alguns casos colaborando com a cura de alguma condição específica. A abordagem mais utilizada é através de luzes coloridas, utilizando lâmpadas que emitem cores variadas diretamente nos pontos mais fragilizados do corpo.

A técnica costuma ser usada para auxiliar no tratamento de problemas diversos, como insônia, febre, diabetes, doenças psiquiátricas, hipertensão e doenças nas articulações. Em alguns casos específicos, sua eficácia é comprovada e amplamente utilizada, como em recém-nascidos com icterícia, por exemplo. As cores são definidas de acordo com o propósito, já que cada uma promove efeitos diferentes.

O vermelho é a cor da energia, ajudando a melhorar a circulação sanguínea e estimular o sistema nervoso. Amarelo é a cor da felicidade, sendo utilizado para o fortalecimento mental e do sistema digestivo. O laranja ajuda a melhorar o humor, enquanto o verde auxilia no relaxamento da mente. O azul também é calmante e costuma ser usado no tratamento da ansiedade. Por fim, o roxo é a cor da espiritualidade, comumente utilizado para tratar dores de cabeça.

Não se limitando somente às luzes, a cromoterapia também pode acontecer na hora do banho. O uso de águas coloridas (com corante artificial ou essências florais) em banheiras ajuda a relaxar tanto o corpo quanto a mente, mas também existem chuveiros equipados com LEDs que emitem cores variadas, como o chuveiro Lorenzetti, por exemplo.

Para aqueles interessados na prática, é recomendado procurar um profissional de saúde previamente para avaliar a possibilidade de utilizar a técnica como um complemento. Lembre-se que ela não substitui outras metodologias, então ainda é necessário manter qualquer outro tratamento que estiver em andamento.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »