AtaNews Publicidade 728x90
06/09/2023 às 11h09min - Atualizada em 06/09/2023 às 11h09min

Tecnologia Inverter: conheça o aparelho de ar-condicionado que reduz o consumo de energia em até 60% comparado ao convencional

Velocidade de refrigeração, funcionamento mais silencioso e durabilidade aumentada também fazem parte das vantagens desse tipo de ar-condicionado

Assessoria de imprensa, Mario Reis
Foto: Freepik

Muitas pessoas não adotam o uso do ar-condicionado porque acreditam que os gastos com a conta de luz vão ficar muito maiores.

É fato que o aparelho tem sua contribuição no consumo de energia elétrica, mas alguns modelos mais modernos podem reduzir as despesas em até 60% em relação a sistemas convencionais. Assim, há o conforto de um ambiente climatizado por um preço justo.

A tecnologia inverter foi pensada justamente para poupar o consumo energético e, consequentemente, o bolso de seus usuários.

O que é a tecnologia inverter?

A tecnologia inverter usa um tipo de compressor que trabalha continuamente e de modo estável.

Em outras palavras, um aparelho com esse sistema não precisa ser ligado ou desligado, já que nunca para de funcionar durante o processo de refrigeração.

Como o ar-condicionado inverter funciona?

Embora o ar-condicionado inverter fique ligado de maneira ininterrupta, sua potência é menor devido ao controle de rotação do compressor.

Essa operação prática e sofisticada faz com que a temperatura desejada seja atingida com mais facilidade e rapidez, além de manter a estabilidade de refrigeração em um patamar confortável, sem que ninguém passe calor ou frio.

Como os aparelhos convencionais funcionam?

Em contrapartida ao ar-condicionado inverter, aparelhos tradicionais têm ventiladores que absorvem o ar do ambiente, passando pelo compressor.

É assim que as serpentinas e o gás refrigerante esfriam o ar ainda dentro do sistema, posteriormente devolvendo-o para fora. Nesse entrar e sair, o termostato desliga o compressor quando a temperatura selecionada é atingida.

Mas assim que a temperatura muda, o termostato aciona o compressor novamente, de forma automática, para que o processo recomece. É exatamente isso que provoca um tempo maior para a climatização e maiores gastos de energia – que se mostram de maneira mais significativa nos valores finais da conta de luz.

Outro ponto é que a maioria dos aparelhos desse tipo usa o gás R22 inclusive no modo de aquecimento, aumentando as chances de seu congelamento quando é exposto a temperaturas muito baixas.

Com isso, o sistema de refrigeração é alterado para quebrar o gelo e continuar a função de aquecimento.

Benefícios do ar-condicionado inverter

Aparelhos com a tecnologia inverter são os mais procurados dos últimos tempos por causa dos benefícios que apresentam em relação ao funcionamento e economia. Através dessa tecnologia, é possível economizar energia com o ar-condicionado ligado.

Contenção de energia

Como o compressor de um aparelho funciona constantemente e com potência equilibrada quando chega à temperatura selecionada, é possível economizar até 60% do gasto energético em relação a outros sistemas, o que alivia a conta de luz.

A ausência de picos de energia e a velocidade de refrigeração também contribuem para esse resultado.

Redução de ruídos

Muitos modelos de ar-condicionado são conhecidos pelo barulho incômodo do motor quando estão em funcionamento, mas isso não se aplica à tecnologia inverter.

Como o compressor reduz sua potência quando chega à temperatura desejada, a produção de ruídos é consideravelmente diminuída.

Vida útil mais longa

Mudanças drásticas de temperatura e altas cargas energéticas repentinas fazem com que um ar-condicionado tenha uma vida útil relativamente mais curta.

Os aparelhos inverter não passam por nenhum desses problemas, o que faz com que sua durabilidade seja mais longa do que os modelos convencionais.

Algumas marcas prometem garantia de até dez anos em compressores digitais da tecnologia inverter.

Sustentabilidade

Além de usar menos energia – o que já contribui para o meio ambiente –, o sistema inverter usa o gás R410a, cuja principal característica é não afetar a camada de ozônio. Também é atóxico e não inflamável. Por esses motivos, é visto como um gás ecológico e mais seguro.

A forma como o compressor opera também diminui as possibilidades de congelamento do gás, ao contrário dos modelos tradicionais de ar-condicionado.

Custo-benefício

Apesar da grande economia de energia ser um dos pontos fortes dos aparelhos inverter, muitas pessoas resistem em adquiri-los porque percebem que são um pouco mais caros do que os modelos convencionais. Os valores, no entanto, são justificados pela tecnologia moderna e funcional.

É exatamente esse funcionamento inteligente que dá origem a todos os benefícios, inclusive o de economia. O preço um pouco mais robusto do ar-condicionado inverter é dissolvido pelas vantagens percebidas durante seu uso.

Ao longo do tempo, a redução de gastos na conta de energia elétrica se torna muito mais evidente do que o valor poupado na compra de um equipamento barato, mas muito menos econômico.

Com isso, é seguro dizer que o custo-benefício é grande.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »