AtaNews Publicidade 728x90
06/09/2023 às 11h03min - Atualizada em 06/09/2023 às 11h03min

Quais as vantagens de se exercitar pela manhã?

O treino matinal pode auxiliar na perda de peso, assim como melhorar o humor

Assessoria de imprensa, Giovanna Scarparo
(crédito: divulgação istock)
É certo que a prática de atividade física é recomendada para uma vida saudável, seja para perder peso (perda de gordura) ou simplesmente para evitar o sedentarismo. Se você está começando, pode surgir a dúvida: é melhor se exercitar de manhã, à tarde ou à noite? Nós respondemos: pela manhã. Explicaremos o porquê.
 
1) Exercitar-se pela manhã melhora o sono
Expor-se à luz do dia logo após acordar é benéfico tanto para o ânimo quanto para o corpo. Essa exposição ajuda a sincronizar o ritmo biológico, regulando os ciclos de sono e a vigília. Ao receber luz solar pela manhã, o corpo produz mais melatonina, o hormônio que induz o sono, no final do dia. Praticar exercícios ao amanhecer também ajuda a estabelecer um horário regular para acordar e dormir, promovendo assim um sono tranquilo durante a noite.
 
2) Exercitar-se pela manhã ajuda a ter um desempenho melhor no trabalho
A prática de exercício físico leva à produção de endorfina, hormônio que pode melhorar a concentração e a criatividade até 10 horas após sua liberação. Esse efeito positivo se traduzirá em um aumento constante de produtividade durante as primeiras horas da manhã. Dentre outros benefícios da endorfina, estão a melhora da função cognitiva e o fortalecimento do sistema imunológico.
 
3) Exercitar-se pela manhã melhora o humor
O humor é fortemente influenciado pelo exercício matinal, devido à produção de endorfina, um dos chamados “hormônios da felicidade”. Essas substâncias não apenas melhoram o estado geral de ânimo, mas também contribuem para reduzir o estresse, proporcionando relaxamento e aumentando a sensação de bem-estar ao longo do dia.
 
4) Esporte de manhã com o estômago vazio ajuda no emagrecimento
Praticar atividade física com o estômago vazio pode ser muito útil para conseguir uma perda de peso satisfatória. Sem combustível, o corpo aumenta a sua propensão para converter o tecido adiposo (gordura) em energia, o que levará a uma redução da massa gorda. Além disso, fazer exercícios de cardio pela manhã aumenta o seu metabolismo basal, o gasto energético diário do corpo. Isso significa que você continua queimando calorias ao longo do dia, mesmo após o treino.
 
Para quem faz uso de suplementos alimentares, como no caso dos consumidores de creatina monohidratada, é recomendado consultar o médico para saber como proceder da melhor forma para conseguir obter os resultados esperados
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »