AtaNews Publicidade 728x90
17/08/2023 às 10h13min - Atualizada em 17/08/2023 às 10h13min

PF desmantela esquema fraudulento de desvio de recursos na área de saúde

Operação deflagrada em conjunto com a Receita Federal focou a recuperação de recursos públicos desviados por organização criminosa

Comunicação Social da Polícia Federal
Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram, na data de hoje, operação policial destinada a desmantelar organização criminosa responsável por desvios de recursos públicos da área da saúde, em diversos municípios localizados nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

O ponto de partida para o inquérito foi uma Representação Fiscal para Fins Penais da Receita Federal trazendo à luz atividades suspeitas de institutos alvos dessa operação, que envolveu seus principais gestores. A organização criminosa, se valeu da criação de duas entidades do terceiro setor e de uma rede de empresas de fachada, criadas em nome de laranjas. Fazendo uso de tal estrutura, simularam diversos contratos, cuja prestação de serviços era inexistente, visando desviar mais de vinte e cinco milhões de reais, no período de 2014 a 2019, recebidos mediante termos de parceria com municípios brasileiros

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Curitiba/PR, Prudentópolis/PR e Biguaçu/SC. Ao todo, o prejuízo estimado atinge a cifra de quase duzentos e noventa milhões de reais. Os valores desviados não se limitaram apenas a transações financeiras, incluindo, também, a aquisição de imóveis, veículos, pagamentos de despesas pessoais e transferências diretas para contas de investigados e parentes. Os investigados responderão pela prática dos crimes de falsidade ideológica, corrupção passiva, sonegação de contribuição previdenciária, crimes tributários, lavagem de dinheiro e organização criminosa e, caso condenados, poderão ter aplicação de penas superiores a 45 anos de reclusão.

A Operação revela mais um caso alarmante de corrupção sistêmica, demonstrando a necessidade de vigilância contínua e aprimoramento dos sistemas de controle para garantir a integridade dos recursos públicos.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »