AtaNews Publicidade 728x90
10/08/2023 às 11h42min - Atualizada em 10/08/2023 às 11h42min

Tutora tenta matar pinscher com martelo e é denunciada por maus-tratos; cão perdeu um olho

Uma mulher investigada por agredir o próprio cachorro com golpes de martelo foi denunciada criminalmente pelo Ministério Público (MP) por maus-tratos aos animais.

Assessoria de imprensa
Foto: Imagem cedida/Associação dos Protetores de Animais Independentes
A suspeita foi presa em flagrante em Campo Mourão, no centro-oeste do Paraná, no dia 10 de julho.
No dia seguinte, foi liberada na audiência de custódia e agora responde em liberdade.
“Chiquinho”, como é chamado o animal, é da raça pinscher e está internado há quase um mês. Ele teve que ter um olho retirado devido às agressões, diz o MP.

Segundo o delegado Saulo de Tarso Cerqueira Baptista Neto, da Polícia Civil, a mulher afirmou que estava tentando matar o cachorro porque ele estava ferido e ela não tinha dinheiro para pagar tratamento ou morte induzida veterinária.

De acordo a Promotoria de Justiça, a denunciada mutilou, maltratou e feriu gravemente o cão, utilizando um martelo.

“O cão, que segue internado, foi submetido a diversos protocolos com tratamentos intensivos, o que incluiu intervenção cirúrgica para a remoção do seu globo ocular direito”, informou o MP.

O Ministério Público requer a condenação da acusada às penas previstas na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998), podendo chegar à reclusão por até cinco anos, além do pagamento de multa.

A Polícia Civil e Ministério Público não divulgaram o nome da acusada.

Entenda o caso

A Polícia Militar (PM) foi acionada para ir à casa da mulher após vizinhos escutarem gritos do cão.

A suspeita foi presa em flagrante e, segundo o delegado Saulo, confessou as agressões.

Ela relatou que o pinscher estava gravemente ferido após ter sido atacado por uma cachorra que ela tinha adotado da rua há pouco tempo, junto a dois filhotes.

Após a situação, ela abandonou a cachorra e os dois filhotes na rua e procurou um veterinário para o pinscher.

“O veterinário disse que tinha que fazer um tratamento para salvar o cachorro, e ela entendendo que não tinha condições financeiras de arcar com os custos, decidiu sacrificá-lo por conta própria”, relatou o delegado da PCPR.

Chiquinho foi adotado pela Organização Não Governamental (ONG) Associação dos Protetores de Animais Independentes (PAIS) e vem passando por uma série de tratamentos médicos.

Como denunciar casos de maus-tratos aos animais

Casos de maus-tratos aos animais no Paraná podem ser denunciados de forma anônima pelo telefone 181, ou no site do Disque-Denúncia.

Caso o crime esteja em execução, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo telefone 190.

Alta de casos

As investigações de maus-tratos vem aumentando expressivamente no Paraná.

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, vinculada à Polícia Civil do Paraná (PCPR), afirma que instaurou quase o triplo de investigações de maus-tratos contra animais em 2023 do que o ano passado inteiro.

O número de prisões de suspeitos também aumentou. Neste ano, 28 pessoas foram presas em todo o Paraná, 47% a mais do que 2022.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »